Respostas
Resposta:
Explicação:
A Abolição da Escravatura no Brasil tornou-se oficial pela Lei Áurea, assinada pela Princesa Imperial Regente D. Isabel no dia 13 de maio de 1888. No entanto, antes disso, houveram movimentos abolicionistas que precederam essa data, como a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana.
O primeiro ocorreu em Minas Gerais, no ano de 1789, significando a luta pela liberdade, contra opressão do governo na colônia, contra abusos políticos e os altos impostos, envolvendo principalmente, os interesses de uma classe mais elitizada. Tiradentes foi colocado como o representante do povo para liderar o movimento e se tornou símbolo do mesmo. A principal ideia dos envolvidos era implantar a República no país para se livrar dos abusos da Monarquia.
A Conjuração Baiana de caráter popular, ocorreu na Bahia em 1798, com o intuito em comum de libertar o Brasil de Portugal, mas também lutar pelas reivindicações das pessoas mais pobres e marginalizadas da sociedade. Dos participantes, a maioria era negros, escravos e mestiços e os clamores era por sistema republicano e também "Liberdade, igualdade e fraternidade", como podemos ver em ambos, ideais provindos da Revolução Francesa que ocorria no mesmo período e influenciou o mundo.
Além desses dois grandes movimentos, várias Leis foram surgindo anteriormente à Lei Áurea, que já significavam um grande passo na luta pelo fim da escravidão, entre elas: Lei Eusébio de Queirós - proibiu o tráfico negreiro (1850), a Lei do Ventre Livre (1871) e a Lei dos Sexagenários (1885).