OLULT. O continente africano, nos últimos anos, vem passando por uma grande inserção na Divisão Internacional do Trabalho, com destaque para a exportação de recursos naturais, principalmente
Esse tipo de inserção determina um quadro de:
a) crescimento econômico igualitário para os países do continente, visto que a mineração é realizada por meio do trabalho manual.
b) desenvolvimento para os países africanos, visto que os recursos minerais apresentam alto valor agregado.
c) soberania, tendo em vista que a maior parte das empresas exploradoras são nacionais, o que gera altos lucros para os países africanos.
d) dependência, uma vez que, em grande parte, a exploração desses recursos é feita por empresas transnacionais.
Respostas
Resposta:
No artigo se propõem novos conceitos acerca do lugar da África na ordem internacional que se desenha no início do século XXI. O avanço gradual do processo de democratização dos Estados nacionais, a performance econômica satisfatória associado ao crescimento econômico generalizado no continente, bem como certa elevação de confiança política das elites, vêm contribuindo para o fortalecimento da capacidade decisória dos governantes no seio das opções disponíveis no sistema internacional que se desenha. O caso de Moçambique é utilizado para justificar o argumento central do artigo.
Explicação:
Espero que seja isso, e também ter ajudado. Bons estudos anjinhx :)
Resposta:
A função da África na Divisão Internacional do Trabalho no Capitalismo financeiro ou monopolista é como um grande exportador e fonte de matérias-primas, visto que os recursos naturais do continente são explorados e exportados.
Depois de exportados, na Divisão Internacional do Trabalho os recursos naturais oriundos da África são transformados em bens de consumo e posteriormente vendidos por todo o planeta
Explicação:
espero ter te ajudado