Pesquise, explique e envie qual é a diferença da indução e dedução para a ciência e o desenvolvimento das vacinas.
Respostas
Resposta:O que é dedução
A dedução, ou método dedutivo, parte de uma lei ou teoria geral para deduzir conclusões relativas a questões particulares. A partir de premissas validadas pela ciência e tidas como verdadeiras, o cientista elabora verdades particulares. Assim, a conclusão só pode ser considerada correta se todas as premissas forem verdadeiras.
Veja um exemplo:
Todo homem é mortal;
João é um homem;
logo, João é mortal.
O filósofo grego Aristóteles chamou de “silogismo” a esse processo de raciocínio lógico. Um silogismo é justamente um argumento dedutivo que extrai uma conclusão da relação entre duas premissas.
A dedução é muito importante na Matemática e na Física, já que, a partir de leis gerais, é possível deduzir uma série de conclusões significativas nesses campos do conhecimento.
O método dedutivo também é a base de várias pesquisas científicas que buscam testar premissas gerais frente a observações particulares. Tais pesquisas podem, assim, comprovar a veracidade ou, no caso do método hipotético-dedutivo, a falibilidade das premissas utilizadas.
O que é indução
Na indução, ou método indutivo, o trajeto rumo ao conhecimento começa na observação. Partindo do que se é observado, ou seja, do particular, elabora-se uma regra geral. A indução se baseia, portanto, na generalização e na probabilidade.
Ao se basear em um salto para a generalização, o método indutivo, portanto, só pode garantir a verdade até certo grau. Ou seja, a sua conclusão tem apenas um grau de probabilidade de ser verdadeira.
Veja alguns exemplos:
Foram observados 100 cisnes, todos eram brancos.
Logo, todos os cisnes são brancos.
Até hoje, o sol nasceu todos os dias.
Logo, o sol nasce todos os dias.
Esse é um método de abordagem muito utilizado nas Ciências Naturais e costuma ser combinado com métodos de procedimento como o experimental e o estatístico. Ao realizar uma pesquisa científica com base no método indutivo, o caminho percorrido pelo pesquisador é o seguinte:
Observação;
hipótese;
experimentação;
análise;
generalização.
Diferenças entre dedução e indução
Confira as principais diferenças entre dedução e indução:
Enquanto a dedução parte do geral para o particular, a indução parte do particular para o geral.
A dedução interpreta o mundo "a partir de cima", ou seja, a partir de um sistema de regras já definidas; a indução interpreta o mundo "de baixo", buscando regras.
Isso significa que a indução parte da observação de fatos para a formulação de leis gerais, enquanto a dedução parte das leis gerais para a constatação de fatos particulares.
A conclusão da indução apresenta ideias novas, ou seja, que não estavam presentes na premissa; já na dedução, a informação contida na conclusão já está, de alguma forma, incluída nas premissas.
Se todas as premissas do método dedutivo são verdadeiras, a sua conclusão é necessariamente verdadeira; já no caso da indução, não há garantia total de verdade, apenas probabilidade.
Explicação: