• Matéria: Saúde
  • Autor: Igorsteves5262
  • Perguntado 4 anos atrás

O quadril é formado pela cabeça femoral esférica e o acetábulo da pelve envolvidos por uma camada de cartilagem articular, músculos. A cabeça femoral está cerca de dois terços dentro do acetábulo, onde o ponto mais proeminente no acetábulo apresenta maior espessamento da cartilagem articular. O acetábulo, além de se encaixar a cabeça femoral, apresenta uma importante função biomecânica durante a marcha. (HAMILL, J. KNUTZEN, K.M. Bases biomecânicas do movimento humano. 1. Ed. Barueri: Manole, 2012). Sobre essa importante função durante a marcha assinale a alternativa correta: Além de prevenir forças de compressão lesiva no tendão do quadríceps no caso de flexões profundas, sua estabilização é feita através do mecanismo de extensão, guiando o movimento da patela e o fêmur. Ele exerce várias funções, importantes para a postura e a boa execução dos movimentos do corpo. Para que cumpra todas elas, é importante mantê-lo em atividade. É recomendável fic

Respostas

respondido por: allyciavitoria2852
0

Resposta:

uma articulação onde o osso da coxa (fêmur) se encontra com a pelve (acetábulo), como se fosse uma bola em um soquete. O movimento do quadril se faz com a cabeça do fêmur que deve ser totalmente esférica, e se articula com o acetábulo que também deve ser esférico e congruente (encaixado) na cabeca.

Durante o movimento de flexão do quadril, o colo do fémur pode entrar em contato de forma anormal, devido a uma deformidade da cabeça do fêmur ou do acetábulo.Essas alterações no formato e no funcionamento biomecânico do quadril é conhecido como Impacto Femoroacetabular (IFA). Podemos dizer que existe três tipos de impacto, CAM ou CAME, PINCER e Misto.

O primeiro, seria devido as alterações no formato entre o colo e cabeça do fêmur, defeito conhecido como CAM ou CAME. Nesta alteração, ocorre a perda da esferecidade da cabeça do fêmur em relação ao acetábulo. Nestes casos, quando o paciente realiza o movimento de flexão e rotações, principalmente a rotação interna do quadril, como por exemplo entrar ou sair do carro ou ficar agachado, ocorre um impacto da deformidade da cabeça com a superfície acetabular. Isso pode provocar dor e resultar em alguns casos uma lesão do labrum ( cartilagem de proteção e que auxilia na lubrificação do quadril, localizada na periferia do acetábulo) ou desencadear uma artrose precoce da articulação do quadril.Essa lesão é mais comum no jovem atleta do sexo masculino numa relação de 3:1.

Perguntas similares