Respostas
Resposta:
A população mundial atual é composta por 7,7 bilhões de pessoas e continua crescendo anualmente, porém a um ritmo lento, se comparado a períodos anteriores. A sua distribuição sobre a superfície terrestre não é feita de forma homogênea. O continente asiático é o mais populoso, com destaque para China e Índia, que, sozinhos, reúnem pouco mais de um terço da população mundial.
A população brasileira é a segunda maior do continente americano e, seguindo a tendência global, tem experimentado a desaceleração no seu crescimento.
Leia também: Qual a diferença entre povo e nação?
Crescimento da população mundial
O crescimento populacional ou crescimento demográfico mundial é calculado a partir do saldo entre o total de pessoas nascidas vivas e o total de mortes em um determinado período de tempo (dentro de um ano, por exemplo).
A população mundial no ano de 2020 era de 7.794.799.000 de pessoas, de acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU). A marca dos 7 bilhões foi atingida no dia 31 de outubro de 2011, data determinada pelo Fundo de População das Nações Unidas.
Apesar de o número absoluto estar crescendo, a taxa em que esse crescimento se dá vem diminuindo com o passar dos anos. Isso significa que houve diminuição na velocidade com que a população mundial está crescendo.
O período pós-Segunda Guerra Mundial marcou um salto no crescimento da população mundial, principalmente a partir da década de 1950. A década de 1960 representou uma verdadeira explosão demográfica e foi a primeira vez em que a taxa de crescimento populacional atingiu e ultrapassou a marca de 2% anuais. Na época, a população mundial era de 3 bilhões de pessoas.
Desde o final dos anos 1960, a taxa de crescimento entrou em declínio, movimento que se acentuou a partir de 1990. Atualmente, a taxa de crescimento da população mundial é de 1,1% (ONU, 2020). A projeção da ONU é que o mundo atinja o valor de 8,5 bilhões de habitantes em 2030 e 9,7 bilhões em 2050.
Explicação: