5. A Ginástica de conscientização corporal ajudam as pessoas em relação ao autoconhecimento das sensações e percepções corporais. As ginásticas de conscientização corporal reúnem práticas que empregam movimentos suaves e lentos, tal como a recorrência à posturas ou à conscientização de exercícios respiratórios. São exemplos de Ginástica de conscientização corporal: Relaxamento, meditação, automassagem, antiginástica, Tai chi chuan, yoga e pilates. Referente à esses exemplos, descreva e explique a Origem e principais características de cada um deles. (valor:1.0)
Respostas
Resposta:
Ginástica de relaxamento
Ela diminui o ritmo de trabalho, reduz os níveis de estresse, minimiza o esgotamento ao fim do dia e aumenta a sensação de vigor e bem-estar. Seus exercícios são leves e utilizam técnicas de meditação, respiração e massagem.
A ginástica laboral surge da necessidade de prevenir ler e dort, doenças que afetam os músculos.
A sua prática data de 1925 na Polônia. Depois, foi a vez da Holanda e da Rússia e, ainda mais tarde, da Alemanha, Bélgica, Japão e Suécia. Em 1968 foi os Estados Unidos a direcionar a sua atenção para essa modalidade de atividade física.
No Brasil, a prática data de 1901. A primeira empresa a proporcionar ginástica aos seus funcionários foi a Fábrica de Tecidos Bangu, sendo seguida pelo Banco do Brasil.
ginástica de meditação
A meditação é uma técnica que desenvolve habilidades como a concentração, tranquilidade e o foco no presente.
Historicamente, a meditação é uma arte ancestral, que remonta à origem do Homem. Não se sabe ao certo de onde ela provém, mas é certo que ela se propagou em vários povos e culturas distintas, foi conhecida de formas diferentes em cada região do Planeta, atingiu o ápice no Egito, na Índia e entre os Maias. Mas o termo também se refere a práticas adotadas por alguns caminhos espirituais ou religiões, como o budismo e cristianismo, entre outras.
ginástica de automassagem
Os benefícios de uma automassagem feita corretamente são imediatos. Você sentirá redução da ansiedade, alívio da tensão, relaxamento muscular, aumento da circulação sanguínea e melhora na concentração.
A automassagem é uma prática milenar da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), que foi incorporada ao Sistema Único de Saúde do Dis- trito Federal em 1988. Desde então, sua filosofia contri- bui para o fortalecimento da atenção básica no Distrito Federal.
Antiginástica
A antiginástica é um método desenvolvido nos anos 70, pela fisioterapeuta francesa Thérèse Bertherat, que tem por objetivo desenvolver uma melhor consciência do próprio corpo, utilizando movimentos sutis, mas rigorosos que respeitam todas as mecânicas corporais e movimento todos os músculos.
Tai chi chuan
Seu estilo é suave, e favorece o relaxamento muscular, ao contrário da maioria das artes marciais, que tem como objetivo a agilidade e a maior tensão dos músculos.
O Tai chi chuan é uma prática milenar que nasceu na China como arte marcial, mas atualmente é mais conhecida como forma de meditação e de atividade física.
Yôga
A sua característica mais forte consiste na interligação bem íntima que realiza entre corpo, alma e mente, fazendo muito bem a esses três pilares humanos.
Há muito tempo atrás, precisamente há mais de cinco mil anos, na Índia, nasceu o Yôga. Seu criador, Shiva ou Natarája, Rei dos Bailarinos, a gerou de forma instintiva, executando alguns movimentos complexos, porém de intensa beleza. Assim surgiu, ainda sem nome, esta ancestral filosofia de vida.
Pilates
Pilates é um método que utiliza técnicas de alongamento para tonificar os músculos e realinhar a postura. Além disso, os praticantes buscam união entre corpo e mente. ... Uma das principais características do pilates é que nele não existem aquelas séries repetitivas comuns em algumas modalidades.
Pilates é um método de condicionamento físico criado na Alemanha na década de 20.