2) O coelho tem na audição uma ferramenta para a sobrevivência, e suas orelhas auxiliam na captação de sons. Admitindo-se que, no passado, os coelhos tivessem orelhas curtas, apresentam-se duas explicações:
1- Existiam coelhos com diferentes tamanhos de orelhas: os que apresentavam orelhas mais longas tinham melhores oportunidades de sobrevivência, viviam mais tempo e deixavam mais descendentes. Ao longo de várias gerações, passou a haver apenas coelhos de orelhas longas, mais adaptados ao meio.
2- Os coelhos tinham a necessidade de escutar bem e utilizavam intensamente suas orelhas, que cresceram pelo uso constante, sendo esta nova característica repassada aos descendentes.
Cada explicação está de acordo com uma hipótese evolucionista. Cite de quem é cada uma delas e justifique.
Respostas
2) A primeira explicação é Darwiniana, pois busca elucidar os processos evolutivos do coelho através da seleção natural, enquanto a segunda explicação é Lamarckiana, pois entende que o processo evolutivo se deu através do uso e desuso.
Para Darwin, as mutações ocorrem a todo momento na natureza, de modo aleatório e são selecionadas de acordo com as condições do meio ambiente. Portanto, segundo a seleção natural de Charles Darwin, o coelho só apresenta o tamanho de orelha que possui hoje pois isso lhe favoreceu em algum momento da história evolutiva e os indivíduos mais "orelhudos" foram selecionados pela natureza.
Já Lamarck, acreditava que os indivíduos possuíam a capacidade de modificar certas estruturas corporais e transmiti-las ao seus descentes. Portanto, ele diria que o uso constante das orelhas fez com que elas crescessem ao longo do tempo.