Respostas
Resposta:
1- Região é uma área da superfície terrestre que apresenta características naturais (geomorfologia, vegetação, clima, entre outras presentes em uma região natural) e humanas (culturais, econômicas, políticas e sociais entre outras) que a diferenciam das demais áreas, configurando uma relativa unidade ou identidade interna.
2- O processo de regionalização do mundo é um conceito muito amplo e discutido na ciência geográfica. Regionalizar significa dividir o espaço geográfico, a fim de um melhor entendimento dos fenômenos físicos, sociais, políticos e naturais.
Seus critérios são:
Continentes: regionalização geográfica do mundo em seis continentes.
Paisagens naturais: considera-se os elementos naturais como vegetação, clima, relevo e demais paisagens da natureza.
Cultura: cria-se regiões de acordo com a cultura da população, como idioma, hábitos, religião etc.
Aspectos econômicos: classificação de ricos ou pobres; desenvolvidos ou subdesenvolvidos; blocos econômicos, como os BRICs, os Tigres Asiáticos, a União Européia; países ricos ou pobres etc.
3- O mapa-múndi, também conhecido como planisfério, nada mais é do que a representação do globo terrestre em um plano. Possui funções variadas que vão desde o cálculo de distâncias ao estudo de diferentes aspectos da superfície terrestre.
No geral, representa a disposição dos diferentes países, continentes e oceanos. Sua confecção é feita com base em diferentes projeções cartográficas.