por que devemos pensar a abolição da escravidão enquanto um processo marcado por lutas e resistências e não um presente fruto da bondade da princesa Izabel?
Respostas
Resposta:
Porque não foi um ato de bondade, a princesa Izabel foi apenas a figura protagonista desta história. A abolição foi resultado das mobilizações dos escravos, de grupos de apoio aos escravos e do padrão civilizacional que se consolidava em meados do século XIX e o surgimento do capitalismo.
Explicação:
Diferentemente do que os defensores da monarquia afirmavam, a abolição da escravatura não aconteceu por uma decisão de bondade da princesa Isabel, mas foi resultado de uma intensa mobilização popular que pressionou a monarquia brasileira a abolir o trabalho escravo no Brasil.
A abolição da escravatura no Brasil pode ser explicada por uma junção de fatores, destacando-se:
1-luta abolicionista realizada pelos próprios escravos;
2-mobilização de grupos abolicionistas que davam apoio aos escravos;
3-mobilização política de determinada ala da sociedade brasileira.
Outros fatores também podem ser apontados em relação a esse assunto, como a pressão internacional para que o Brasil abolisse essa forma de exploração do trabalho, uma vez que a escravidão já era vista como um atraso para o padrão civilizacional que se consolidava na segunda metade do século XIX e também pelo fato de a escravidão ser um entrave para o desenvolvimento do capitalismo aqui no Brasil.