6) Leia o texto abaixo e assinale a alternativa INCORRETA: *
“Os cuidados com o lar foram uma das mais antigas e disseminadas formas de utilização da mão de obra escrava no Brasil, principalmente durante o Império, sendo os ofícios domésticos aqueles responsáveis por englobar principalmente mulheres negras e, ainda, ex-escravas no período pós-abolição. (...) Destaca-se que neste setor de serviços domésticos abrange-se tanto tarefas de casa como cozinhar, limpar, engomar, costurar, jardinar, confeccionar utensílios de uso diário e cuidar de bebês e crianças, quanto tarefas externas que importassem aos senhores como acompanhar as sinhás em passeios públicos, transportar pessoas, despejar dejetos humanos em valas e rios, comprar e servir mantimentos, tudo que fosse destinado à manutenção das famílias e em seu entorno (GRAHAM, 1992, p. 224; PALHA, 2011, p.2) (GUIMARÃES, Marcelle). Sobre a função das escravas domésticas, assinale a alternativa INCORRETA:
10 pontos
a) Essas mulheres eram responsáveis por diferentes atividades, desde amamentar os filhos dos senhores, como amas-de-leite, as funções de cozinhar, limpar, acompanhar as sinhás e as crianças entre outras.
b) As mulheres negras que trabalhavam como escravas domésticas poderiam ter algumas condições melhores de vida, como roupas, alimentação, moradia e até mesmo ensino.
c) Os escravos domésticos geralmente eram bem vestidos, pois deveriam estar em sintonia com o ambiente da Casa-grande.
d) Uma das condições mais degradantes dos escravos domésticos estava ligada ao abuso sexual, já que as mesmas negras que cozinhavam, limpavam, cuidavam e organizavam, poderiam servir como objetos sexuais aos senhores.
e) A partir do momento que as escravas domésticas conviviam com a família do senhor de engenho ganhavam liberdade, deixando de ser consideradas escravas, inclusive, recebendo salário.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
letra e
Explicação:
confia já fiz isso
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás