Na mitologia grega, Sisifo foi condenado por Zeus a rolar uma enorme pedra morro acima eternamente. Todos os dias, Sisifo atingia o topo do rochedo, contudo era vencido pela exaustão, assim a pedra retornava à base Hodiernamente, esse mito assemelha-se à luta cotidiana dos deficientes auditivos brasileiros, os quais buscam ultrapassar as barreiras as quais os separam do direito à educação. Nesse contexto, não há dúvidas de que a formação educacional de surdos é um desafio no Brasil o qual ocorre, infelizmente, devido não só à negligência governamental, mas também a preconceito da sociedade. A Constituição cidada de 1988 garante educação inclusiva de qualidade aos deficientes, todavia o Poder Executivo não efetiva esse direito. Consoante Aristóteles no livro "Ética a Nicomaco", a política serve para garantir a felicidade dos cidadãos, logo se verifica que esse conceito encontra-se deturpado no Brasil à medida que a oferta não apenas da educação inclusiva, como também da preparação do número suficiente de professores especializados no cuidado com surdos não está presente en todo o território nacional, fazendo os direitos permanecerem no papel. Outrossim, o preconceito da sociedade ainda é um grande impasse à permanència dos deficientes auditivos nas escolas. Tristemente, a existência da discriminação contra surdos é reflexo da valorização dos padrões criados pela consciência coletiva. No entanto, segundo o pensador e ativista francês Michel Foucault, é preciso mostran às pessoas que elas são mais livres do que pensam para quebrar pensamentos erróneos construidos em outros momentos históricos. Assim, uma mudança nos valores da sociedade é fundamental para transpor as barreiras à formação educacional de surdos.
Portanto, indubitavelmente, medidas são necessárias para resolver esse problema. Cabe ao Ministério da Educação criar um projeto para ser desenvolvido nas escolas o qual promova palestras, apresentações artísticas e atividades lúdicas a respeito do cotidiano e dos direitos dos surdos, uma vez que ações culturais coletivas têm imenso poder transformador - a fim de que a comunidade escolar e a sociedade no geral - por conseguinte - conscientizem-se. Desse modo, a realidade distanciar-se-á do mito grego e os Sísifos brasileiros vencerão o desafio de Zeus,
Isabella Barros Castelo Branco, do Piaul.
1. Identifique no exemplo do texto acima a conclusão e o tema:
2. Sobre as características do texto dissertativo-argumentativo, podemos afirmar que
a) Apresentar informações sobre um objeto ou fato específico, enumerando suas caracteristicas através de uma linguagem clara e objetiva. b) Tem por finalidade instruir o leitor/interlocutor, por isso o predominio dos verbos n infinitivo.
c) Trata-se de um texto da opinião, no qual as ideias são desenvolvidas com a
intenção de convencer o leitor. d) Seu objetivo é explanar ou explicar um assunto, tema, coisa, situação ou acontecimento.
e) Suas principals características são contar uma história ou narrar algum acontecimento, verídico ou não.
3. (UFSE) Nas manifestações literárias dos dois primeiros séculos de nossa história podem estar presentes as seguintes características:
l- intenção catequética e informação sobre a terra;
Il-relato de viagem e pregação religiosa;
III - sentimento nacionalista e participação em campanha republicana.
Estão corretas somente as caracteristicas indicadas em:
a) 1.
b) 11.
c) III.
d) le ll. e) II e III.
4. Enquanto surgia a literatura brasileira no Brasil, na Europa outro movimento baseado no humanismo, racionalismo e cientificismo se consolidava. Esse movimento
foi o:
a) Barroco
b) Arcadismo
c) Realismo
d) Romantismo
e) Classicismo
Me ajudem pfv
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
2) e a letra e.
3)e a letra c.
4)c.
espero ter ti ajudo
XURIBOS:
Agr esperar alguém responder a 1
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás