Quem não se recorda de Aurélia Camargo, que atravessou o firmamento da corte como brilhante meteoro, e apagou-se de repente no meio do deslumbramento que produzira seu fulgor? Tinha ela dezoito anos quando apareceu a primeira vez na sociedade. Não a conheciam; e logo buscaram todos com avidez informações acerca da grande novidade do dia. Dizia-se muita coisa que não repetirei agora, pois a seu tempo saberemos a verdade, sem os comentos malévolos de que usam vesti-la os noveleiros. [Excerto de “Senhora”, de José de Alencar] Aurélia era, segundo o autor:
A- Uma pessoa sem caráter, pois muita coisa se dizia dela
B- Uma mulher que chamava a atenção, assim como um brilhante meteoro
C- Malévola como os noveleiros.
Respostas
Resposta: LETRA (B) Uma mulher que chamava a atenção, assim como um brilhante meteoro.
Resposta: LETRA (C) Metáfora.
Explicação:CONFIA
Segundo o autor, Aurélia era o que está apresentado na letra B) Uma mulher que chamava a atenção, assim como um brilhante meteoro.
Para o autor, Aurélia era brilhante como um meteoro, pois era uma mulher incrível e que chamava a atenção por onde passava, mas que apagou-se conforme o tempo passou.
Ele apresenta essa sua opinião já no primeiro parágrafo. Em seguida, ele disserta sobre a vida de Aurélia, Primeiramente, fala sobre a forma rápida em que ela surgiu, ainda nova, aos dezoito anos. Comenta também que ela era órfã, e que tinha em sua companhia somente uma parente velha, a D. Firmina Mascarenhas.
Para o autor, a D. Firmina Mascarenhas era como uma mãe para Amélia, e que a respeitava e a honrava por esta ser financeiramente independente, o que era incomum na época.
Veja mais sobre o romance de José de Alencar em:
https://brainly.com.br/tarefa/33799485