Respostas
Resposta:
a) A agricultura brasileira se iniciou na região nordeste do Brasil, no século XVI, com a criação das chamadas “Capitanias Hereditárias” e o início do cultivo da cana. ... Tal como ocorrera com o período de grande produção da cana-de-açúcar, o auge da cafeicultura no Brasil representou uma nova fase econômica.
b) Do século XVII ao século XVIII, a concorrência dos holandeses produzindo açúcar nas Antilhas redundou na perda do monopólio do açúcar pelo Brasil junto ao mercado europeu no século XVIII. Com o fim do ciclo da cana de açúcar seguiu-se o um novo período, que na história ficou conhecido como o ciclo do ouro quando este metal passou a ser grande responsável pela dinâmica econômica. O ouro foi muito importante durante os primeiros 60 anos do século XVIII. A partir daí, as minas começaram a esgotar.
c) A partir do início do século XIX foi a vez do café. O café foi o grande motor da economia brasileira proporcionando o que se denominou de ciclo do café (1800-1930). Todavia, em 1929, com a crise internacional houve uma acentuada redução da demanda internacional pelo café brasileiro, com uma enorme pressão negativa sobre o preço, chegando a inviabilizar a tomada de empréstimos externos para absorver os estoques excedentes de café. Nesse momento, a saída do governo foi desempenhar um papel ativo na economia nacional.
d) Outro ciclo importante para a agricultura brasileira foi o da borracha (1866-1913). A borracha natural não precisou de mais que um século para se tornar a sensação na Europa e nos Estados Unidos. Grande demanda e pequena oferta levou a um rápido aumento na cotação internacional do produto.
Explicação:
Espero estar certa!