• Matéria: Geografia
  • Autor: gabriel02768oli
  • Perguntado 4 anos atrás

Qual é a diferença da dança da festa junina da região nordeste para outras regiões​

Respostas

respondido por: tankjohn
1

Resposta:

Festas juninas nas cinco regiões do Brasil

Sul: no frio do Sul sempre tem fogueiras, pinhão e quentão para aquecer a festa. Bandeirinhas coloridas enfeitam escolas e as casas que festejam. Além do quentão e pinhão, típicos do sul, tem doces de amendoim, milho, pipoca, cocada, canjica e arroz doce. E depois da quadrilha tem o casamento caipira!

Sudeste: no Sudeste não pode faltar milho verde, pamonha, quentão, pipoca, quadrilha e música sertaneja. As comemorações do Sudeste também envolvem casamento caipira, com encenações engraçadas. Todos vão com vestimentas típicas (estampas são floridas, xadrex e remendos) e rosto desenhado com pintinhas ou bigodes.

Centro-Oeste: tem música sertaneja, forró, desafio de rimas de violeiros e arroz de carreteiros. Como a região faz divisa com outros países, a festa é influenciada por outras culturas, como a do Paraguai, que leva para perto do forró a sopa paraguaia (uma espécie de bolo de queijo). As comidas típicas são: Maria Izabel, farofa de banana, caldo de feijão, escaldado, paçoca de pilão, pixé e revirado cuiabano. Um dos momentos mais marcantes é a lavagem dos santos, em que os participantes pedem proteção.

Norte: tem muita quadrilha, carimbó (dança típica da região), lendas e barracas com comidas, que sempre tem macaxeira, cuscuz, mungunzá, vatapá, tacacá, pudim e doces feitos a base de frutas da região amazônica. As pessoas se reúnem para conversar até o fogo apagar. Em Belém, Parintins e Manaus, comemora-se com a dança do boi-bumbá, que gira em torno da lenda de morte e ressurreição de um boi.

Nordeste: o nordeste é o grande epicentro das festas! Tem milho, forró pé de serra, zabumba e muitos arraiais são organizados pela cidade, cheias de quadrilha! As pessoas enfeitam as casas com bandeirinhas coloridas e acendem fogueiras nas praças. Por ser uma região árida, o Nordeste agradece anualmente a São João Batista e também a São Pedro, pelas chuvas caídas nas lavouras.

Explicação:

Bons estudos !

Perguntas similares