• Matéria: ENEM
  • Autor: thiago12345cordeiro1
  • Perguntado 3 anos atrás

Candido Portinari

Candido Portinari (Brodowski, 1903 – Rio de Janeiro, 1962) foi um pintor, ilustrador e professor de artes plásticas. Filho de imigrantes italianos, teve uma infância pobre em uma fazenda de café perto da pequena cidade de Brodowski, no estado de São Paulo. Portinari começou a pintar aos 9 anos e, aos 15, mudou-se para a cidade do Rio de Janeiro onde iniciou seus estudos na Escola Nacional de Belas Artes.
Em 1928, conquistou um Prêmio de Viagem à Europa, assim teve contato com diferentes artistas e obras. Em 1935, recebeu o prêmio do Carnegie Institute de Pittsburgh pela pintura Café que o projetou no cenário internacional das artes. Em 1936, Portinari pintou seu primeiro mural no Monumento Rodoviário da Estrada Rio-São Paulo e alguns painéis para o Ministério da Educação a pedido do ministro Gustavo Capanema.
Portinari criou uma pintura nacional com tipos brasileiros, dialogando com as ideias modernistas de Mário de Andrade. [...] Por apresentar uma arte com forte preocupação social, sua obra é relacionada ao realismo socialista. O artista morreu aos 59 anos, vítima de intoxicação pelo chumbo presente nas tintas.

Texto adaptado: PAIVA ROSA, Érica. Candido Portinari. Todo Estudo. Disponível

1. Faça a analise da obra “A criança morta” de Portinari:

Respostas

respondido por: valdirenedesousaferr
2

Resposta:

Na obra de Portinari como um todo, o sofrimento dos marginalizados é colocado em destaque e, assim, aqueles que não teriam lugar dentro dos espaços socias, ganham o centro da tela do artista.

O próprio quadro Criança Morta é um exemplo disso. Afinal, poucas coisas podem chocar mais uma sociedade do que a morte de uma criança. Em muitos casos de violência em que crianças foram vítimas, o país parou diante da perplexidade da morte de uma criança que sofreu violência. O assassinato de Isabella Nardoni e, mais recente o crime ainda em juízo do pequeno Henri, mostram que a sociedade pode ficar em estado de choque com a morte dos pequenos.

No entanto, ainda que uma criança morta qualquer possa nos chocar, o quadro de Portinari mostra aquilo que evitamos ver. Afinal, na obra Criança Morta, não estamos falando da morte de uma criança, mas da morte de uma criança pobre. Todos os dias, a desnutrição, a violência e a vulnerabilidade tiram vidas de crianças inocentes.


thiago12345cordeiro1: muito obrigado me salvou
valdirenedesousaferr: Por nada!!!
thiago12345cordeiro1: Você tem whats?
cristalina018: OBRIGADAAAAAA
Perguntas similares