BOA NOITE PODEM ME AJUDA COM ESSE MAPA. Um dos fatores para a exigência da manutenção de florestas ou reflorestamento é a existência de morros com inclinação média mínima de 25º e altura mínima de 100 m. Nesse contexto, de acordo com a Lei nº 12.651, de 25 de maio de 2012, conhecida como Código Florestal, na qual dispõe sobre a proteção da vegetação nativa, Área de Preservação Permanente (APP) é definida como área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas.
No Art. 4º a Lei considera como um tipo de APP, em zonas rurais ou urbanas, no topo de morros, montes, montanhas e serras, com altura mínima de 100 (cem) metros e inclinação média maior que 25º, as áreas delimitadas a partir da curva de nível correspondente a 2/3 (dois terços) da altura mínima da elevação sempre em relação à base, sendo esta definida pelo plano horizontal determinado por planície ou espelho d’água adjacente ou, nos relevos ondulados, pela cota do ponto de sela mais próximo da elevação.
Portanto, para que uma elevação seja considerado “morro” é preciso que tenha: a) altura mínima de 100 metros, ou seja é preciso que a distância entre o cume e o ponto de sela mais próximo (para terrenos ondulados) ou que a distância entre o cume e a base da planície regular ou curso d´água adjacente (terrenos planos) seja igual ou superior a 100 m; e b) inclinação média mínima de 25º. A figura abaixo ilustra esse tipo de APP.
Figura 1 - Área de Preservação Permanente no topo de morros: (a) caracterização de morro, conforme Código Florestal; (b) ilustração do ponto de sela.
Associando esse contexto ao geoprocessamento no qual este trabalha com dados geográficos, que além de existirem em grande riqueza de representação também possibilitam inter- relacionamento entre esses dados, criando grande número de possibilidades de leituras e sendo uma excelente ferramenta de análise ambiental. Assim, destacamos o uso do Google Earth, no qual é o resultado da integração de hardware e sistemas computacionais que capturam e manipulam dados georreferenciados, sendo um ótimo exemplo do que vem a ser o Geoprocessamento pois é um sistema que abrange basicamente todo globo terrestre, podendo, por exemplo, ser utilizado para avaliações ambientais.
Dessa forma, para realizar este MAPA, você utilizará o Google Earth para realizar uma avaliação ambiental, portanto, será necessário seguir os seguintes passos:
1. Definir a área de estudo. Aplique o conhecimento em sua região, encontre um morro que seja considerado APP, ou seja, que apresente altura mínima de 100 (cem) metros e inclinação média maior que 25º. Você deverá apresentar uma imagem da área, bem como algumas características desta área, por exemplo, município e Estado ou município mais próximo da área (se houver), nome da área (se houver), extensão da APP, entre outros.
2. Apresentar o perfil de elevação da área de estudo. Você deverá apresentar o perfil de elevação criado pelo Google Earth, a elevação máxima e a inclinação média apresentadas na imagem, levando em consideração a área e o perfil apresentados pela Lei nº 12.651/2012 - Código Florestal.
3. Apresentar as características da área de estudo. Você deverá apresentar e explicar as características ambientais de possíveis usos que esta área está sendo exposta, ou se ela permanece preservada como indicado na Lei n°12.651/2012 – Código Florestal. Para isto, utilize de seu conhecimento/observação e pesquisas em fontes seguras na internet sobre as características que essa área apresenta, e referencie. Ao final, relacione se está área está ou não conforme o Código Florestal.
Nota: Caso você não conseguir baixar o Google Earth, deverá utilizar as figuras abaixo para compor a sua atividade, sendo a figura 2 a área de estudo a ser apresentada no item 1, e a figura 3, o perfil de elevação, a ser apresentado no item 2.
Figura 2 - Área de estudo: Área de Preservação Permanente em topo de morro.
Fonte: Google Earth (2020).
Figura 3: Perfil de elevação da Área de Preservação Permanente em topo de morro em estudo.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
bons estudos!!
Explicação:
espero ter ajuda..
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
TENHO ESSE MAPA CORRIGIDO