(INEP 2021) A trilha de expansão traçada pela soja brasileira nas últimas duas décadas começa a ser seguida pelo trigo. Com o cultivo consagrado e concentrado na Região Sul, agora o cereal se ampara na pesquisa para conquistar áreas de cultivo no Centro-Oeste brasileiro. Nas últimas cinco safras, a triticultura (arte de plantar e colher bem o trigo) cresceu 33% em área e 76% em volume de produção na região. O quadro desperta otimismo do setor para investir em inovação, mirando uma expansão ainda maior do plantio nos próximos dias. O fator que explica a expansão do cereal em destaque no texto pelo território nacional é a: A) inserção de agricultura orgânica. B) utilização de trabalho familiar. C) admissão de irrigação tradicional. D) introdução de sementes adaptadas
Respostas
Resposta:
Alternativa D - introdução de sementes adaptadas.
A introdução de sementes adaptadas foi responsável pela expansão do cultivo de trigo, seguindo o mesmo caminho traçado pela soja (alternativa D).
O trigo normalmente é um tipo de cultivo que se desenvolve em temperaturas mais amenas presentes, principalmente em regiões de clima subtropical, como é o caso da região sul do Brasil.
As sementes adaptadas são necessárias para que o trigo possa ser produzido em regiões de climas mais quentes, como é o caso do clima tropical presente no centro-oeste brasileiro.
A região, que se destaca nacionalmente pelo cultivo da soja, já investe no cultivo do trigo, diversificando a produção e vendendo o cereal no mercado internacional com preços valorizados.
O país ainda não é autossuficiente em sua produção (2020) e importa a metade do trigo que consome. O plantio do cereal no cerrado pode contribuir para que este quadro seja revertido.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/5089545