Respostas
respondido por:
2
Resposta:
A)Uma política nacional de atração de mão de obra para a lavoura e às transformações sociais provocadas pelo capitalismo na Itália e no Japão
Explicação:
Imigração de italianos e japoneses no Brasil
- A imigração de italianos (desde o final do século XIX) e a de japoneses (desde o início do séculoXX), no brasil, estão relacionados a atração de mão de obra para a lavoura cafeeira, principal produto para exportações do país até a crise de 1929.
- A imigração japonesa no Brasil começou no início do século XX, como um acordo entre o governo japonês e o brasileiro, uma vez que o Japão vivia uma crise demográfica desde o final do século XIX, enquanto o Brasil precisava de trabalhadores para os trabalhos de café.
- A população japonesa do Brasil é estimada em 1,5 milhões e constitui a maior população japonesa fora do Japão no mundo.
- O governo japonês começou a incentivar a saída para o Brasil por várias razões, pois as cidades japonesas estavam superpovoadas, causando pobreza e desemprego.
- A região sudeste que recebeu o maior número de imigrantes italianos, pelo processo de expansão do trabalho cafeeiro em São Paulo.
- A imigração subsidiada de italianos começou na década de 1880. O governo brasileiro pagou a viagem e o imigrante teve que se propor a trabalhar nas fazendas para devolver o valor do ingresso.
- Após a abolição da escravidão em 1888, a imigração italiana tornou-se uma grande fonte de trabalho no Brasil. Os italianos começaram a se expandir por Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
Evvi:
se puder colocar como melhor resposta
Perguntas similares
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás