Leia o texto abaixo.
Pontes de árvores vivas na Índia permanecem fortes por centenas de anos
Pode ser difícil caminhar nas colinas verdejantes do estado de Meghalaya – uma área montanhosa, encharcada, acidentada e cortada por riachos, na remota e bela região nordeste da Índia.
[...] Transitar por esses obstáculos naturais – em um clima com precipitação anual aproximada de 12 metros – requer pés hábeis, pulmões de ferro e capacidade de observação demorada. São necessários milhares de anos de atenção. Vidas inteiras de experimentação. Gerações focadas na resolução de problemas.
O resultado, cortesia da engenhosidade dos povos khasis e jaintias, que percorriam esses caminhos assim que aprendiam a andar, são as pontes formadas por raízes de árvores na região de Cherrapunji.
A falsa-seringueira, cujo nome científico é Ficus elastica, abundante na região, produz fortes raízes aéreas semelhantes a cordas que, quando atadas a uma estrutura de troncos ocos de palmeira noz-de-areca ou amarradas em caules de bambu, podem ser direcionadas pacientemente ao longo de décadas para crescer na horizontal, sobre barrancos íngremes e margens de rios. Em algum momento, com uma lentidão dolorosa, mas de forma incansável e constante, as raízes são levadas a se entrelaçar, de modo a formar suportes e apoios para passarelas vivas, capazes de suportar até 50 pessoas ao mesmo tempo. [...]
Nesse texto, no trecho “... mas de forma incansável e constante,...”, (4° parágrafo) o termo destacado estabelece relação de
Respostas
respondido por:
0
Se o termo destacado for o MAS,a relação é de oposição
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás