• Matéria: Português
  • Autor: luizweizemann
  • Perguntado 4 anos atrás

crie uma Redação - Dissertativo-argumentativo sobre: O valor da educação nas transformações sociais no Brasil


alguem me ajuda

Respostas

respondido por: josegomes194
6

Resposta: "Educação não muda o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas mudam o mundo". A famosa frase do educador Paulo Freire demonstra o quanto a educação é fundamental para que ocorra transformações sociais vigentes na sociedade. Porém, no Brasil, o que se nota é o não reconhecimento da educação devido a estrutura arcaica da escola e o despreparo das instituições governamentais.

Convém analisar, em primeiro lugar, que a escola ainda apresenta um modelo não condizente com as transformações do século XXI. O modelo tradicional de metodologia, ou seja, aquele que é pautado como a escola sendo um templo e o professor o único detentor do conhecimento dificulta a dinamização das relações. Esse fechamento impede a abertura de espaços para criação do senso crítico, que é fundamental para formar indivíduos que possam trazer uma evolução social na sociedade. Assim, sem discussões pertinentes alunos continuam replicando ações indisciplinares, como o bullying, que poderiam ser evitados com as transformações sociais que a escola pode oferecer.

Em segundo lugar, é valido ressaltar o descaso do Estado frente à educação como ferramenta de transformação no país. Em 2016, foi aprovada a PEC 241, a qual congela os gastos com a educação durante vinte anos. Essa medida contribui diretamente para um retrocesso no sistema educacional no Brasil, uma vez que, não é possível investir na melhora e na construção de escolas e universidades. Tal contexto leva a um país cada vez mais retrógrado nos valores educacionais e sociais.

Fica claro, portanto, que a educação é a base para que aja modificações sociais na população brasileira. Para que isso ocorra, é necessário que a população atue de forma democrática por meio de manifestações que cobre o direito de acesso à educação prevista na Constituição de 1988. O Ministério da Educação deve, em médio prazo, apresentar um currículo escolar que contemple a formação do senso crítico do aluno por meio de palestras e debates na sala de aula. Quem sabe assim, a frase de Paulo Freire faça mais sentido na sociedade brasileira e a educação receba seu devido valor.

Explicação:

Perguntas similares