.“Em 7 de junho de 1494, foi assinado o Tratado de Tordesilhas na cidade espanhola de mesmo nome. O tratado estabelecia que tato as terras já encontradas quanto as que fossem descobertas dali por diante seriam divididas entre Espanha e Portugal por um meridiano traçado a 370 léguas náuticas a oeste das Ilhas de Cabo Verde. Dessa forma o mundo ficava dividido ao meio [...].”
Quanto ao texto acima, pode-se concluir:Requer resposta. Opção única.
(1 Ponto)
A) Somente aFrança não respeito o tratado de Tordesilhas.
B) O tratado não foi respeitado pelas demais monarquias europeias.
C) Outras nações, pagaram um alto valor para fazerem parte deste tratado.
D) Os reinos ibéricos unicamente dominaram e ocuparam, durante toda a Idade Moderna, as terras além mar.
Respostas
Resposta:
B minha querida
Explicação:
pois França, Holanda e Inglaterra, questionaram a divisão de terras entre Castela e Portugal por isso é a B
tenha um bom dia minha querida
Resposta:
B) O tratado não foi respeitado pelas demais monarquias europeias.
Explicação:
O Tratado de Tordesilhas foi um documento assinado em junho de 1494, na vila espanhola de Tordesilhas. Os protagonistas foram Portugal e Espanha, que delimitaram, através de uma linha imaginária, as posses portuguesa e espanhola no território da América do Sul, chamado de “Novo Continente”.
Diante da assinatura do Tratado de Tordesilhas, países como França, Holanda e Inglaterra, questionaram a divisão de terras entre Castela e Portugal. Desta maneira, armaram expedições para atacar os territórios já ocupados por portugueses e espanhóis.
O limite estabelecido pelo Tratado de Tordesilhas caiu em desuso quando houve a União Ibérica (1580-1640). Neste momento, tanto Portugal como suas possessões passaram a fazer parte da Coroa espanhola. Os colonos portugueses não precisavam ficar somente na costa e começaram a se aventurar no interior do território.
Com esta expansão, foi necessário refazer os limites das colônias americanas entre os dois países o que ocorreu através do Tratado de Madri, em 1750.
Tratado de Tordesilh