• Matéria: Português
  • Autor: gabisouza2003
  • Perguntado 3 anos atrás

A contemporaneidade do “Panis et circenses”

No período denominado “século de ouro”, na Roma Antiga, instituiu-se o chamado “Panis et circenses”. A população recebia o alimento, a diversão, e tudo estava resolvido. Posteriormente, com a Revolução Industrial, deu-se a ideia do imediatismo, da rapidez nas linhas de produção. A história expõe que as ações e os pensamentos a longo prazo são cada vez menos priorizados pelo ser humano, em decorrência de uma construção ideológica que preza pela síntese, pelo veloz. Mas por quais razões isso ocorre?


O tempo é tido – ou dado – como o agente condicionante da vida contemporânea. Ou melhor, a falta dele. Tornamo-nos escravos dos ponteiros, tornamo-nos vítimas de medidas que nós mesmos criamos. Esperar tornou-se uma tortura: deve-se viver – ou simplesmente “existir” – de acordo com o modelo just-in-time. Quando G. Lipovetsky afirma que a cultura do sacrifício está morta, é possível aplicar tal ideia ao fato de que a cultura do agora destruiu paulatinamente o poder do ser humano sobre o tempo, fazendo-o temer o passar dos dias, dos meses, do ano. Teme-se o envelhecimento, teme-se a morte.


Mas o que verdadeiramente morre, se morrer o homem? O legado humano reduz-se porque não há tempo para deixar registro. Deve-se ler o jornal, pegar o metrô, trabalhar. Práticas como a leitura vêm sendo abandonadas pelas novas gerações que nasceram com um cronômetro instalado em suas mentes. O altruísmo e o amor natural e desinteressado já não existem, pois vive-se em prol do individual, do singular, não havendo, portanto, o estabelecimento de um “todo” harmonioso e relativamente equilibrado que leva o nome de “coletivo”. Levaria.


Sucumbir ao paradoxo dos instantes, em prol da ascensão dos valores pregados por aqueles que defendem o estilo de vida que somos condicionados a levar, é anular a essência do ser humano como item imprescindível para o estabelecimento e disseminação da condição animal a que pertencemos. Exigir o veloz, o imediato e o sintético, sem ter a consciência de que estes valores são injetados em nossas mentes, é ter a confirmação de que o “Panis et circenses” da Roma Antiga é tão contemporâneo quanto o advento da globalização.


(Candidato da FUVEST. Disponível em: https://document.onl/documents/a-contemporaneidade-do-panis-et-circenses.html. Acesso em 26/06/2021)



Altruísmo: interesse pelo bem-estar do próximo

Panis et circenses: expressão latina que significa “pão e circo”.

QUESTÃO 1

A tese ou ideia principal desenvolvida no texto encontra-se no primeiro parágrafo. Qual é ela? *

QUESTÃO 2

Além dos tipos de argumento que você estudou, existem outras formas de desenvolver o texto dissertativo-argumentativo: enumeração (fazer uma lista), definição (apresentar um conceito), causa e consequência e contraste (comparação na qual se evidencia a diferença entre duas realidades). Indique qual procedimento foi utilizado nos seguintes trechos do texto:

A – “o tempo é tido – ou dado – como agente condicionante da vida contemporânea.” *

a) Definição

b) Enumeração

c) Alusão histórica

d) Citação

e) Causa e consequência

B – “Tornamo-nos escravos dos ponteiros, tornamo-nos vítimas das medidas que nós mesmos criamos.” *

a) Definição

b) Causa e consequência

c) Citação

d) Enumeração e exemplificação

e) Contraste

C – “Quando G. Lipovetsky afirma que a cultura do sacrifício está morta, é possível aplicar tal ideia ao fato de que a cultura do agora destruiu paulatinamente o poder do ser humano sobre o tempo.” *

a) Provas concretas

b) Contraste

c) Comparação

d) Senso comum

e) Citação

D) – “O legado humano reduz-se porque não há tempo para deixar registros.” *

a) Causa e consequência

b) Contraste

c) Autoridade

d) Senso comum

e) Retorção

E – “O altruísmo e o amor natural já não existem, pois vive-se em prol do individual.” *

a) Definição

b) Causa e consequência

c) Presença

d) Alusão histórica

e) Comparação

F – “vive-se em prol do individual, do singular, não havendo, portanto, o estabelecimento de um ‘todo’ harmonioso e relativamente equilibrado que leva o nome de ‘coletivo’”. *

a) Autoridade

b) Senso comum

c) Contraste

d) Alusão histórica

e) Provas concretas

QUESTÃO 3

A conclusão do texto em estudo é feita no último parágrafo. A ideia presente na conclusão coincide com as expressas na introdução, pois o autor reafirma que somos condicionados – por aqueles que defendem o estilo de vida baseado na rapidez – a viver de modo imediatista. Considerando os tipos de conclusão estudados, com qual deles o autor encerra o texto?

Respostas

respondido por: JoaoMarcelo72
1

Resposta:

1- A ideia principal do texto é que ao longo da história o ser humano foi priorizando o imediatismo, a satisfação rápida e veloz, vive-se apenas o presente e teme-se o futuro.

2-A) letra a

B) letra c

C) letra c

D) letra a

E) letra b

F) letra c

3- A conclusão foi uma retomada da tese do texto


JoaoMarcelo72: Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, ou caso precise de ajuda com outra questão é só falar! :)
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gabisouza2003: muito obrigada
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