• Matéria: História
  • Autor: Jhesunderline9248
  • Perguntado 3 anos atrás

Durante o processo que conduziu a República no Brasil, duas questões envolvendo a Igreja e o Exercito contribuíram para acelerar a queda do Império. Quais foram elas? Descreva suas principais características.

Respostas

respondido por: AlexBarbosa12
1

Resposta: No caso da igreja, havia uma prerrogativa real no Brasil onde o rei observaria a ordem papal, antes de decidir se a igreja no Brasil poderia obedece-la ou não. Certa vez, o papa mandou um bula chamada Bula Syllabus, onde dizia que católicos brasileiros não poderiam se casar com maçons, mas Dom Pedro II   era um, então ele proibiu aquela ordem papal aqui, mas mesmo assim um padre que não me lembro o nome fez um casamento entre católico e maçom e Dom Pedro II o exilou. A partir dai a igreja começou a desapoiar o rei.    

Já sobre o exército, começou depois da guerra do Paraguai. Eles meio que foram abandonados pelo Estado, não recebendo graduações e nem honras por terem lutado por ele na guerra. O ideal do positivismo que pregava o fim do império e o inicio da republica começou a se difundir no meio do exército, o que mais tarde levaria ao golpe, com a abolição.  

Explicação:

Perguntas similares