Trump determina saida dos EUA de acordo comercial com países do Pacífico Donald Trump assina decreto que retira os Estados Unidos do Acordo Transpacífico, assinado em outubro de 2015 por mais 11 países. [...] Durante a campanha, o presidente Trump já havia anunciado que iria abandonar formalmente a Parceria Transpacifico, por considerar o acordo ruim para os trabalhadores americanos. [...] A saída dos Estados Unidos da parceria com os países do Pacífico representa uma inversão na tendência de décadas de política econômica internacional [...] de reduzir as barreiras comerciais e expandir o comércio em todo o mundo. Embora os candidatos muitas vezes tenham criticado acordos comerciais na campanha, aqueles que chegaram à Casa Branca, incluindo o [ex-presidente Barack Obama, acabaram ampliando o alcance dessas relações. Assessores de Trump afirmam que o novo presidente pretende avançar rapidamente na renegocia- ção do Acordo de Livre Comércio da América do Norte (Nafta). [...] O acordo tem sido um dos principais motores do comércio americano há quase duas décadas, mas há algum tempo tem sido questionado por, supostamente, diminuir a oferta de emprego e reduzir os salários do trabalhador norte-americano. ROMILDO, José. Trump determina saída dos EUA de acordo comercial com países do Pacífico. Agência Brasil, 23 jan. 2017. Disponível em: . Acesso em: 23 jul. 2018. a) Por que o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, tinha interesse em reduzir as barreiras comerciais e expandir o comércio com outros países? b) De acordo com a reportagem, quais razões levaram o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a retirar o país do Acordo Transpacífico de Cooperação Econômica (TPP)?
Respostas
Resposta:
a) Barack Obama tinha interesse em expandir o comércio devido o desemprego nos Estados Unidos.
b) Durante a campanha , o presidente Trump já havia anunciado que iria abandonar formalmente a Parceria Transpacífico , por considerar o acordo ruim para os trabalhadores americanos.
Resposta: A) Barack Obama tinha interesse em expandir o comércio devido o desemprego nos Estados Unidos.
Como a taxa de desemprego estava em quase 10%, ele acreditava que com o aumento das vendas, novos postos de trabalho seriam criados e poderiam ofertar emprego aos que não possuíam.
"Se falamos seriamente em lutar pelos empregos norte-americanos e pelos negócios norte-americanos, umas das coisas mais importantes que podemos fazer é abrir mais mercados aos bens norte-americanos em todo o mundo"
| Disse o presidente à época.
B) Durante a campanha , o presidente Trump já havia anunciado que iria abandonar formalmente a Parceria Transpacifico , por considerar o acordo ruim para os trabalhadores americanos [...]
Explicação: ESPERO TER AJUDADO :)