• Matéria: Sociologia
  • Autor: chairalopes506
  • Perguntado 4 anos atrás

ME AJUDEM POR FAVORRRR urgente:((((((​

Anexos:

Respostas

respondido por: luailha03
1

Resposta:

Dentro do campo sociológico, a violência urbana e todos os outros tipos de violência podem ser consideradas como um elemento inerente a toda e qualquer sociedade. 

O sociólogo Emile Durkheim afirmou que a violência devia ser analisada sob a perspectiva de fato social, decorrente de fatores como a desigualdade, condições financeiras e sociais, e seu uso provém da necessidade de poder que os indivíduos de uma determinada realidade têm. 

Muitas vezes, as instituições a utilizam, de forma legítima, como mecanismo de coerção, como é o caso da polícia, que já foi citada aqui. Independentemente da “justificativa”, a violência está presente em todos os âmbitos, com destaque para os espaços urbanos. 

O grande problema está em tentar compreender o fenômeno, suas causas, e o porquê desse caminho ser utilizado para a resolução de quaisquer que sejam as situações.

Por que uma “fechada” no trânsito se transforma em uma discussão mais violenta? Por que uma discussão no bar se transforma em assassinato? Por que o fim de um relacionamento resulta em feminicídio? Por que um grupo de pessoas está mais sujeito a ser agredido ou morto? O que está por traz das motivações? 

Essas perguntas são feitas pelas ciências sociais para que seja possível não só compreender a complexidade que há nessas reações, mas também para dar soluções para a incidência da violência urbana.

Dentre as diversas causas, é claro que não dá para negligenciar alguns aspectos que influenciam as relações sociais e como a sociedade está estabelecida. A pobreza, racismo, divisão de classes, machismo, todos esses fatores são estruturantes e potencializam a violência.

Explicação:

Bom eu não entendi mto bem mais aí tem umas explicações vc lê e faz o resumo espero ter ajudado vc :)

Bjs

Perguntas similares