• Matéria: História
  • Autor: veronicapaulas2
  • Perguntado 3 anos atrás

6 - Laura de Mello e Souza, ao tratar dos hábitos cotidianos dos sertanistas de Piratininga, afirma: (1 pt)

" num primeiro momento, distanciam-se dos trazidos da mãe-pátria europeia, e adotam os próprios às populações indígenas da região; em seguida, começam a desenvolver hábitos compósitos, nos quais a mescla repousa sobretudo no processo analógico, que seleciona, na cultura adventicia, os elementos que se harmonizam melhor com a cultura original. [...]"

SOUZA, Laura de Mello e. Formas provisórias de existência: a vida cotidiana nos caminhos, nas fronteiras e nas fortificações. In História da Vida Privada no Brasil, vol. 1, dirigida por Fernando A. Novais. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. p 46.

Sobre o movimento de conquista e ocupação do interior da América Portuguesa, é correto afirmar:

A) A adoção de hábitos locais foi a condição imposta pelos indígenas para aceitar a presença do conquistador europeu e para contribuir para sua interiorização.

B) O movimento dos conquistadores da América Portuguesa foi vitorioso na imposição da cultura dominante europeia sobre as culturas locais.

C) Os bandeirantes paulistas, ao se denominarem sertanistas do Piratininga, abandonaram sua cultura original e adotaram integralmente a indígena.

D) Os conquistadores do interior, conhecidos como bandeirantes, incorporaram aos seus comportamentos hábitos provenientes das populações indígenas.​

PRECISO URGENTEEE!!!

Respostas

respondido por: lilacy
3

Resposta: Letra D.

Os conquistadores do interior, conhecidos como bandeirantes, incorporaram aos seus comportamentos hábitos provenientes das populações indígenas.


veronicapaulas2: obrigado
veronicapaulas2: me ajudou muito
Perguntas similares