• Matéria: História
  • Autor: igorlima0609
  • Perguntado 4 anos atrás

responda tudo porfavor​

Anexos:

Respostas

respondido por: victoriagomessilva20
0

Resposta:

1) Os Estados Unidos perderam 115 mil soldados e gastaram 36 milhões de dólares. Mas sua economia foi fortalecida. Com seu território poupado pelos combates, pôde em 1919 exportar três vezes mais do que em 1913; e a renda nacional mais do que dobrou.

2) A Primeira Guerra Mundial começou em julho de 1914, na modalidade de “guerra de movimento”, isto é, a grande movimentação das tropas de ambos os lados do conflito (Tríplice Aliança e Tríplice Entente) com vistas à invasão e ocupação rápida dos territórios inimigos.

3) Elabore um quadro com as razões da Primeira Guerra Mundial:

Rivalidades Imperialistas:As rivalidades imperialistas eram a disputa por territórios e mercados consumidores, motivadas tanto pela necessidade econômica das nações industriais (caso da Alemanha e França) como por diferenças ideológicas de caráter nacionalista.

Política de Alianças: As nações dividiram-se em duas alianças opostas, sendo inicialmente organizadas da seguinte forma: - Tríplice Aliança: Alemanha, Império Austro-húngaro e Itália; - Tríplice Entente: França, Reino Unido e Rússia.

Paz Armada: Paz Armada foi a expressão usada para descrever um período da história política da Europa, que antecedeu à Primeira Guerra Mundial, onde havia uma intensa corrida armamentista, quando o bloco da Tríplice Aliança, formada por Alemanha, Império Austro-Húngaro e Itália e a Tríplice Entente, formada pela Rússia, França e Inglaterra ampliavam sua capacidade bélica.

A indústria bélica aumentou os seus recursos, produzindo novas tecnologias para a guerra e quase todas as nações europeias adotaram o serviço militar obrigatório. A Paz Armada (1871-1914) foi muito importante para a Primeira Guerra Mundial, uma vez que as tensões entre os Estados os levaram a gastar grande parte de seu capital para investimentos na indústria do armamento e da promoção do exército, resultando em um complexo sistema de alianças em que as nações estavam em conflito, sem estar em guerra, por isso o nome do conflito de Paz Armada.

Com todo esse clima de tensões e agressividade, uma possível guerra entre as grandes potências poderia explodir a qualquer momento, e quanto mais tensão havia, mais as nações incentivavam a produção de armas e fortaleciam seus exércitos.

Uma importante característica desse período foi a elaboração de diversos tratados de aliança entre países, onde cada um procurava adquirir cada vez mais força para enfrentar o seu rival. Um dos tratados mais importante da época foi o Tratado de Versalhes, que regulava a paz com a Alemanha, e possuía diversas cláusulas de segurança, cláusulas territoriais, financeiras e econômicas.

4) Sarajevo, 28 de junho de 1914: um atentado torna-se o estopim da Grande Guerra. O herdeiro do império austro-húngaro, o arquiduque Francisco Ferdinando, foi assassinado juntamente com sua esposa, Sofia, a duquesa de Hohenberg, por um jovem nacionalista sérvio, Gavrilo Princip, integrante do grupo separatista Mão Negra.

5)O revanchismo alemão, em específico, é a ideia de que havia, pós-Primeira Guerra Mundial, um ódio latente por parte dos alemães contra as potências europeias, em especial a França e a Inglaterra, por conta dos termos estabelecidos pelo Tratado de Versalhes, visto por parte dos alemães como injustos e demasiadamente pesados (as multas aplicadas aos alemães, por exemplo, acabaram por devastar a sua economia e reduzir muitos alemães a uma miséria deplorável).

Perguntas similares