• Matéria: Filosofia
  • Autor: ydarkkpvp
  • Perguntado 3 anos atrás

A autora começa o texto fazendo um levantamento histórico da influência da arte africana nas vanguardas artísticas europeias do inicio do século XX e por consequências no modernismo brasileiro. Os artistas modernistas brasileiros “Lasar Segall, Tarsila do Amaral, Cândido Portinari e Di Cavalcanti lustraram o cenário no qual a figura do negro surgiu, então, como “o povo brasileiro””. Segundo a autora, nesse momento, como os artistas abordavam a Matriz Cultural Africana na formação da cultura Brasileira?

A) A arte moderna brasileira incorporou o componente cultural afro-brasileiro como uma representação de si, da própria cultura nacional, sem exotismos e diferenciações. A figura do “eu” descendente europeu e do “outro” descendente africano não fazia sentido. A arte brasileira é marcada desde o inicio pela incorporação das diferenças e conflitos históricos entre as distintas matrizes culturais formadoras da brasilidade.

B)Nessas produções, persistia a distinção entre o “eu” e o “outro” aliada à ideia de um país “cordial” e “mestiço”.

C)Todas alternativas estão corretas.

Respostas

respondido por: jaquersantana
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Resposta:

B) Nessas produções, persistia a distinção entre o “eu” e o “outro” aliada à ideia de um país “cordial” e “mestiço”.

Explicação:

Conforme o parágrafo do texto que fala especificamente sobre a relação da arte brasileira com a matriz cultural africana, nas produções culturais nacionais a figura do negro surge como povo brasileiro, ou seja, sem distinções.

De acordo trecho literal do texto, que corresponde ao texto da LETRA B:

"Nessas produções, persistia a distinção entre o “eu” e o “outro” aliada à ideia de um país “cordial” e “mestiço”".

Assim, a resposta correta é a LETRA B.

Bons estudos!

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