Respostas
Os sofistas entendiam que o verdadeiro conhecimento baseava-se no exercício da retórica.
Os sofistas, para Sócrates, não tinham compromisso com a verdade. Com o intuito de convencer, os sofistas acreditavam que a verdade partia do homem e deve ser mediada pela palavra.
A famosa frase de Protágoras diz: "O homem é a medida de todas as coisas" e afirma que cabe ao homem revelar a verdade, pois a verdade não é evidente. Assim, a verdade parte do sujeito e não existe de modo intrínseco e inato.
Já Sócrates defendia a vida filosófica, onde a verdade era o seu fim. Por isso, a filosofia não deve ser usada para convencimento, mas para proclamar a verdade que há nas coisas.
Link: brainly.com.br/tarefa/5806865
O homem é a medida de todas as coisas é uma frase do filósofo Protágoras, reforçando o pensamento relativista dos sofistas, entendendo que cada homem compreende a realidade por si mesmo.
Os sofistas e o relativismo
Os sofistas foram filósofos-professores itinerantes, preocupados em favorecer a vida em comum na pólis. Para isso, buscavam relativizar conceitos e circunstâncias, dando a cada momento seu proprio significado.
Mestres na arte da oratória, sabiam desenvolver seus argumentos, não preocupados com a verdade, mas voltados em vencer discussões com argumentos válidos para o momento.
Saiba mais sobre Os sofistas em: brainly.com.br/tarefa/11561717