Respostas
respondido por:
0
Carta de Dom Pedro de Alcântara renunciando em favor de Dom Luiz
Dom Pedro de Alcântara, filho primogênito de Princesa Dona Isabel com o Príncipe Conde d'Eu, apaixonou-se por uma nobre da Tcheco eslováquia. Porém, em vista de ela não ser de linhagem real, a Princesa Dona Isabel convenceu-o a renunciar, abdicar, de seus direitos hereditários ao Trono do Brasil. Assim, seu irmão imediato, o Príncipe Dom Luiz, mais tarde conhecido como Príncipe Perfeito, assumiu os direitos.
A seguir, o texto da carta de renúncia.
Eu o Principe Dom Pedro de Alcantara Luiz Philippe Maria Gastão Miguel Gabriel Raphael Gonzaga de Orleans e Bragança, tendo maduramente reflectido, resolvi renunciar ao direito que pela Constituição do Imperio do Brazil promulgada a 25 de Março de 1824 me compete à Corôa do mesmo Paiz. Declaro pois que por minha muito livre e espontanea vontade d'elle desisto pela presente e renuncio, não só por mim, como por todos e cada um dos meus descendentes, a todo e qualquer direito que a dita Constituição nos confere á Corôa e Throno Brazileiros, o qual passará ás linhas que se seguirem á minha conforme a ordem de successão estabelecida pelo Art. 117. Perante Deus prometto por mim e meus descendentes manter a presente declaração.
Cannes 30 de Outubro de 1908
assinado: Pedro de Alcantara de Orleans e Bragança
Documento histórico: Documentos históricos são todos os registros e vestígios do passado que sobreviveram até o presente. Podem ser: Textos (cartas, livros, documentos, jornais, documentos oficiais, etc.) ...
Fósseis e uma infinidade de outros vestígios que nos informam sobre o passado.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás