• Matéria: Pedagogia
  • Autor: tharciaalmeida
  • Perguntado 4 anos atrás

​​​​​​​As comunidades tradicionais de remanescentes de quilombolas, devido a características históricas, de ancestralidade e hereditariedade; a formas de organização social (política e econômica) e a elementos religiosos, de língua e relações de trabalho, apresentam uma identidade sociocultural própria e de pertencimento com o território.

Imagine que você é professor de Geografia do ensino médio e está lecionando de forma remota. Assim, você deve preparar uma aula dinâmica, que aborde o tema das identidades socioculturais das comunidades quilombolas, em duas etapas:

a) Na primeira, você será o protagonista da aula, utilizando recursos didáticos para o ensino e apresentação do conteúdo. Assim, quais recursos você escolheria? Explique e justifique sua resposta.

b) Na segunda etapa, o aluno será o protagonista de uma pesquisa, que será uma atividade avaliativa. A proposta é uma entrevista remota (gravada por telefone ou plataforma de reuniões, como Google Meet), com um representante de uma instituição pública (federal ou estadual) ligada às comunidades quilombolas do país. Qual instituição poderia ser entrevistada? Quais os pontos-chave dessa entrevista? Que perguntas seriam relevantes?

Respostas

respondido por: nineoliveira88
15

Explicação:

Padrão de resposta esperado

a) Na primeira etapa, os recursos didáticos utilizados poderiam ser:

A canção Quilombo, O Eldorado Negro, do ritmo Música Popular Brasileira, do cantor Gilberto Gil, para evidenciar aos alunos a identidade sociocultural negra no Brasil.

O documentário sobre a comunidade quilombola Lapinha, na Região Norte de Minas Gerais, para demonstrar aos alunos, de forma visual, com trechos reais, a diversidade identitária sociocultural (modos de vida, cultura musical, religiosidade, infraestrutura das moradias, reivindicações e luta). O documentário está disponível no YouTube, no canal Mídia NINJA.

O Mapa Interativo do IBGE, que utiliza geotecnologias, como o geoprocessamento, e a cartografia temática. O objetivo é apresentar aos alunos a territorialização estimada de municípios brasileiros com presença de comunidades quilombolas. O mapa interativo apresenta o conteúdo cartográfico de forma não estanque e com interatividade.

b) Na segunda etapa, poderia ser chamado para a entrevista um representante de Departamento de Assistência Técnica dos Quilombos da Fundação ITESP. A conversa seria gravada por telefone e algumas perguntas relevantes seriam:

Qual a importância das comunidades quilombolas para a cultura?

Qual a importância das comunidades quilombolas para a conservação ambiental?

Nas comunidades quilombolas, qual a importância das atividades econômicas (agrícola, pecuária, artesanato)?

Qual o papel do Estado (políticas públicas) e do Instituto diante da manutenção dos direitos sociais básicos e das terras e do território dos povos quilombolas?

Comente sobre o Programa Brasil Quilombola (PBQ).

É importante que o aluno tenha a anuência do entrevistado quanto ao registro da gravação.

respondido por: Matheusieti
12

A) A atividade começará da seguinte forma:

A apresentação do conceito de quilombo, a forma como os indivíduos desses espaços se conecta com as raízes afrocentradas, incluindo as músicas, as linguagens, a culinária, as roupas, etc.

B) O protagonismo das comunidades quilombolas, explicando mais sobre seus contexto histórico, onde temos:

As comunidades quilombolas se agrupam colocando em prática suas tradições mesmo na sociedade moderna.

Segundo o Decreto nº 4.887, de 20 de novembro de 2003, foi regulamentado o procedimento para identificação, assim como o reconhecimento, delimitação, demarcação e titulação das terras ocupadas por remanescentes das comunidades dos quilombos.

Por fim, fundamentar os pontos chaves da entrevista que são: a lei que regulamenta a identificação, o contexto da atividade e as linguagens utilizadas.

Mais sobre este tema:

https://brainly.com.br/tarefa/13519362

Anexos:
Perguntas similares