No que tange a educação de surdos, alguns aspectos importantes devem ser considerados, quando se atua com esses educandos em uma perspectiva inclusiva, como os elencados a seguir:
I. Entendemos a surdez como uma experiência visual, o que significa que o surdo compreende tudo usando principalmente a visão – e se a visão é tão importante para o surdo, a visão também deve ser o principal canal de comunicação;
II. Considerando-se surdez como “experiência visual”, fica claro que as imagens visuais (desenhos, fotos, ilustrações e diagramas) devem ser exploradas ao máximo ao se propor atividades para crianças surdas, cuidando, todavia, para que as imagens utilizadas estejam devidamente contextualizadas e não poluam demasiadamente a apresentação da atividade;
III. Outra concepção atual de surdez é de diferença linguística e assim, deve-se considerar, além do apoio visual, a dificuldade dos educandos surdos com a Língua Portuguesa escrita. Até mesmo os surdos alfabetizados apresentam dificuldades para ler, isso acontece porque não existem sinais para todas as palavras escritas. Assim, para facilitar a interpretação de textos, estes devem ser apresentados mediante frases curtas, sem utilização de pronomes, mesmo que isto signifique repetir nomes próprios. Também cuidar para não utilizar palavras difíceis. Como no trecho adaptado da história João e Maria: JOÃO E MARIA ESTAVAM PERDIDOS NA MATA (FLORESTA). JOÃO E MARIA TIVERAM IDEIA. JOÃO E MARIA JOGARAM PEDAÇOS (MIGALHAS) DE PÃO NO CHÃO...
IV. E, finalmente, no que se refere à Educação Inclusiva são as atividades propostas pelo professor, que possibilitam a efetiva inclusão da criança surda na sala de aula, isto é, atividades que possam ser desenvolvidas ao mesmo tempo por todas as crianças em sala de aula, utilizando o mesmo material e que, também favoreçam o protagonismo da criança surda.
Neste contexto, para realização da sua atividade MAPA, imagine que você é professor (a) do segundo ano do Ensino Fundamental I e tem em sua turma uma aluna surda chamada Laura e precisa preparar uma atividade escrita, da disciplina de História para sua turma, de modo que seja a mais inclusiva possível. Para isso, você deve considerar o texto a seguir, extraído do livro didático adotado pela sua escola:
DE ONDE EU VENHO
CADA PESSOA TEM UMA HISTÓRIA SÓ SUA, DIFERENTE DA HISTÓRIA DAS OUTRAS PESSOAS. ALGUMAS INFORMAÇÕES SÃO TÃO IMPORTANTES PARA A HISTÓRIA DE CADA UM QUE SÃO REGISTRADAS EM UMA CERTIDÃO DE NASCIMENTO.
A CERTIDÃO DE NASCIMENTO É UM DOS NOSSOS PRIMEIROS DOCUMENTOS. NELA ESTÃO NOSSO NOME, DATA E LOCAL DE NASCIMENTO, O NOME DE NOSSOS PAIS, A NACIONALIDADE, ENTRE OUTRAS INFORMAÇÕES. ELA COSTUMA SER EMITIDA LOGO DEPOIS QUE NASCEMOS.
(COLEÇÃO APIS. História. São Paulo: Editora Ática, 2017. v. 2 p.11)
Para esta atividade MAPA, acesse o formulário padrão disponível no Material de Disciplina e siga o passo a passo:
1. Realize a adaptação do texto: DE ONDE EU VENHO. Esta adaptação deve ser feita de acordo com os aspectos anteriormente elencados (você pode acrescentar palavras que não estão no texto original, mas não deve mudar a ideia central). Além disso, pesquise sobre o tema na internet e selecione no mínimo 4 imagens (fotos, desenhos ou gravuras) que possam ilustrar as informações do texto (apresente as referências das imagens).
2. Elabore 6 (seis) questões que buscam conhecer melhor o estudante, por exemplo, solicitando o nome, o gênero, a nacionalidade da criança, se tem deficiência, se tem amigos na escola, e outras que se refiram à surdez, de maneira a promover a inclusão da criança surda e também, a reflexão sobre a surdez, nas crianças ouvintes.
3. Elabore 4 questões de interpretação do texto DE ONDE EU VENHO. Depois de cada questão, insira uma imagem (foto, desenho ou gravura) que possa ilustrar as informações da questão (apresente as referências das imagens).
4. Para concluir sua atividade MAPA, disserte sobre a importância do professor conhecer sobre a educação de surdos e realizar adaptações curriculares para atender de forma satisfatória a todos os alunos (mínimo de 7 e máximo de 10 linhas).
Importante:
- Todas as questões devem ser elaboradas considerando os aspectos descritos anteriormente, sobre a educação de surdos.
- Para elaborar a atividade, você deve considerar que todas as crianças ainda estão em processo de alfabetização e assim, apresentar os sinônimos das palavras mais difíceis pode ajudar a todos. Além disso, o texto e as atividades devem ser apresentadas em CAIXA ALTA.
- Assista ao vídeo de orientação sobre essa atividade MAPA na Sala do Café.
- Em caso de dúvidas, entre em contato com sua professora Mediadora.
Anônimo:
Olá, tenho este MAPA completo, sem plágio, corrigido por mediador (34)98864-4776
Respostas
respondido por:
1
Para ilustrar essa atividade devemos considerar que o AEE atua como um serviço da Educação especial que organiza atividades, recursos pedagógicos e formas de acessibilidade.
Partindo deste princípio, é importante destacar, que o AEE atua com o objetivo de complementar ou suplementar a formação e desenvolvimento dos estudantes por meio da disponibilização de serviços, assim como, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás