Respostas
Resposta:
O narrador-personagem deste livro,um jovem de 17 anos, em uma noite de ano novo, sozinho devido a uma extração de dente, faz uma viagem sentimental pelos anos de sua infância e adolescência, em meio à família numerosa, repleta de momentos hilariantes e reflexões filosóficas sobre a vida, a morte, as alegrias, as dificuldades e até sobre a meleca. Um texto que está longe de ser apenas engraçado. É terno e irônico, mas também faz uma crítica contundente às crenças, costumes e hipocrisias dos "adultos".
Essa viagem atravessa os primeiros anos da infância, em que a criança aprende a falar e a controlar seu corpo, e chega até os primeiros passos em direção a uma relação amorosa e ao reconhecimento da própria identidade.
Arguto, inteligente e dono de um olhar refinado e perspicaz, o narrador-personagem tenta responder a perguntas fundamentais: como sobreviver ao amor e às neuroses familiares? Como sobreviver aos anos desajeitados da adolescência, quando temos de usar óculos e aparelhos ortodônticos, quando nos ameaçam com uma operação de fimose, quando nos achamos baixos, quando a religião nos confunde e nos obrigamos a praticar esportes, quando a menina de que gostamos nos ignora e quando a família sufoca e não entende nada do que se passa conosco?
Como aguentar tudo isso? Se ao menos viéssemos ao mundo com um manual de sobrevivência...
espero ter ajudado:)♡