• Matéria: Filosofia
  • Autor: diegooandrade8887
  • Perguntado 4 anos atrás

A Ciência clássica ou modenra nasceu em uma sociedae em que o capitalismo estava se formando. Para acumular capital, era necessário ampliar a capacidade de trabalho para modificar e explorar a natureza. De acorco com essa visão de ciência, podemos afirmar que: *
10 pontos
A ciência antiga e moderna são marcadas pela busca da intervenção do homem sobre os fenomenos naturaus por meis técnicos.
A ciência antiga era considerada por permitir ao ser humano dominar e transformar a natureza.
A ciência antiga era teorética, ou seja, apenas contemplava a natureza. A ciência moderna, não visa somente a teoria, mas aplicação prática do conhecimento.
A máxima de Platão, "saber é poder", expressa a postura do ser humano de contemplar.
02. A concepção empistista, insiprada no pensamento de Aristóteles e na medicina antiga , chega até o final do século XIX. De acorco com esta linha de pensamento, podemos afirmar que: *
15 pontos
Afirma que a ciência é uma representação intelectual e, portanto, necessária e verdadeira das coisas.
Os experimentos científicos são realizados apenas para verificar e confirmar as demonstrações teóricas.
A ciência antiga era teorética, ou seja, apenas contemplava a natureza. A ciência moderna, não visa somente a teoria, mas aplicação prática do conhecimento.
Afirma que a ciência é uma interpretação dos conceitos e noções das coisas.
03. Durante certo tempo, julgou-se que tanto a ciência como a sociedade evoluem e progridem. A descobrta de fatos então desconhecidos ou a elaboração de novas teorias científicas nada mais seriam do que a expressão dessas duas características de ciência. De acordo com a visão positivista, podemos afirmar que: *
10 pontos
As ideias de evolução e progresso referem-se à crença na superioridade e na melhora daquilo que era antes.
A noção de progresso como uma concepção circular, onde o que acontece depois é repete o que aconteceu antes.
A concepção histórica linear, contínua e não cumulativo.
Supõe um acumulo permantente de teorias que são superadas por outras sem causas ou depedência com elas.

Respostas

respondido por: AnthonioJorge
0

O positivismo é uma corrente filosófica que surge na FRANÇA no século XIX, fundada por Auguste Comte.

1- Diversamente do idealismo, o positivismo reivindica o primado da ciência: nós conhecemos somente aquilo que as ciências nos dão a conhecer, pois o único método de conhecimento é o das ciências naturais.

2- Esse método vale tanto para o estudo da natureza quanto para o da sociedade.

3- Logo, a sociologia é fruto qualificado do programa filosófico positivista.

4- O positivismo não só afirma a unidade do método cientifico e o primado desse método como instrumento cognoscitivo, mas também exalta a ciencia como o único meio em condições de resolver, ao longo do tempo, todos os problemas humanos e sociais que até então haviam atormentado a humanidade.

5- Logo, há um clima de otimismo geral e a certeza do progresso incontível (concebido como fruto da engenhosidade e do trabalho humano ou, por vezes, visto como caminho necessário e automático da humanidade)

6- Logo, surge uma visão messiânica que absolutiza a ciencia e o progresso daí decorrente, dando a ela uma espécie de aura romântica que a estende ao infinito.

7- Outros viram, contudo, um fator menos romântico e mais iluminista nessa fé na racionalidade científica.

8- Com exceção de Mill, o positivismo é caracterizado pela confiança acrítica, leviana e superficial na estabilidade e no crescimento sem obstáculos da ciência. Essa crença chegou a se tornar fenômeno de costumes.

9- A “positividade” da ciência leva a mentalidade positivista a combater as concepções idealistas e espiritualistas da realidade que os próprios positivistas classificavam como metafisicas, embora mais tarde tenham caído em metafisicas igualmente dogmáticas.

Perguntas similares