Nessa atividade você vai ler os textos solicitados das páginas 440 até a 448, e realizar sua interpretação de acordo com as questões.
1) Qual país que domina a produção cultural no mundo?
2) Qual vantagem esse setor retrata para o mundo?
3) Por que, de acordo com o filósofo alemão Theodor Adorno, que declara a importância dos meios da comunicação, favorece a expansão da economia?
4) De acordo com ao multiculturalismo, o mundo vem desenvolvendo ou permitindo uma maior conexão entre as diversas identidades culturais. Comente sobre esse ponto de vista caracterizando o lado positivo e o negativo.
5) Como podemos entende a informação no tempo real?
Respostas
1- EUA
2- A Segunda Revolução Industrial foi o período histórico caracterizado pela continuidade do processo de industrialização que teve início no século XVIII na Inglaterra. A partir de meados do século XIX, houve a ampliação tanto da escala territorial quanto do aparato tecnológico empregados nas novas indústrias, o que refletiu diretamente na produção e produtividade, na organização do trabalho nas unidades fabris e na forma de acumulação do capital.
3-“Com o abandono do pensamento – que em sua figura
coisificada como matemática, máquina, a organização se vinga
dos homens dele esquecidos – o esclarecimento abdicou de
sua própria realização. Ao disciplinar tudo que é único e
individual, ele permitiu que o todo não compreendido voltasse,
enquanto dominação das coisas contra o ser e a consciência
dos homens”.
4-Em sociologia, diversidade cultural diz respeito à existência de uma grande variedade de culturas antrópicas. Há vários tipos de manifestações culturais que nos revelam essa variedade, tais como: a linguagem, danças, vestuário, religião e outras tradições como a organização da sociedade.
A diversidade cultural é algo associado à dinâmica do processo aceitativo da sociedade. Pessoas que por algumas razões decidem pautar suas vidas por normas pré-estabelecidas tendem a esquecer suas próprias idiossincrasias (mistura de culturas). Em outras palavras, o todo vigente se impõe às necessidades individuais. O denominado "status quo" deflagra natural e espontaneamente, e como diria Hegel, num processo dialético, a adequação significativa do ser ao meio. A cultura insere o indivíduo num meio social.
O termo diversidade diz respeito à variedade e convivência de ideias, características ou elementos diferentes entre si, em determinado assunto, situação ou ambiente. Cultura (do latim cultura, cultivar o solo, cuidar) é um termo com várias acepções, em diferentes níveis de profundidade e diferente capacidade de agir. São práticas e ações sociais que seguem um padrão determinado no espaço/tempo. Se refere a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e "preenchem" a sociedade. Explica e dá sentido a cosmologia social, é a identidade própria de um grupo humano em um território e num determinado período.
5- Dados disponibilizados em tempo real pressupõem a possibilidade de efetuar análises instantâneas que, longe de constituir um processo analítico complexo, proporcionam benefícios evidentes: dinamismo e rapidez para a gestão das operações, além de maior eficiência para o processo decisório.