Uma mulher de tipo sanguíneo B (IBi), Rh positivo (Rr), e um homem de sangue A (IAi), Rh negativo (rr), tem que chance de ter uma criança de sangue A, Rh negativo e do sexo feminino? *
Respostas
A partir do que a questão nos fornece, podemos afirmar que a probabilidade de nascer uma criança de sangue A, Rh negativo e do sexo feminino, é de 1/16 ou 6,25%.
- Mas como saber disso ?
Bom, para respondermos à essa pergunta, precisamos ter em mente, 3 regras que nós geralmente utilizamos em exercícios de genética, são elas :
- A regra do menino/menina
- A regra do E
- A regra do OU
- O que nos diz a regra do menino/menina ?
Nos diz que sempre que a questão especificar a probabilidade de nascer um indivíduo do sexo feminino (menina) ou do sexo masculino (menino), devemos, adicionar 1/2 nas nossas contas, isso porque, no sentido sexual, existe 1/2 (50%) de chance de você nascer um menino, e 1/2 (50%) de chance de você nascer uma menina.
- E a regra do E ?
Essa regra nos diz que sempre que a questão pedir a probabilidade de ocorrer alguma coisa E outra, nós devemos multiplicar cada possibilidade separadamente, por exemplo : ''qual a probabilidade de a partir de determinado cruzamento, nascer uma menina E um menino ?'', é de 1/4 ou 25%, isso porque nós vamos pegar a probabilidade de ser menino (1/2) e multiplicar pela de ser menina (1/2), logo : 1/2 x 1/2 = 1/4 ou 25%.
- E a regra do OU ?
Semelhante à regra do E, essa regra nos diz que sempre que a questão pedir a probabilidade de ocorrer alguma coisa OU outra, devemos somar cada possibilidade separadamente, por exemplo : ''qual a probabilidade, de nascer um menino OU uma menina ?'' é de 100%, isso porque vamos pegar a probabilidade de ser menino (1/2) e somar pela de ser menina (1/2), portanto : 1/2 + 1/2 = 2/2 = 1 = 100%.
Sabendo dessas regras, vamos resolver a questão :
Ela nos pergunta a probabilidade que uma mulher de tipo sanguíneo B heterozigoto (), com RH positivo heterozigoto (Rr), e um homem de sangue A heterozigoto () com RH negativo (rr), tem de ter uma criança de sangue A, RH negativo e do sexo feminino.
Nós vamos dividir essa questão em 3 partes, são elas :
- Encontrar a probabilidade de ter sangue A
- Encontrar a probabilidade de ter RH negativo
- Multiplicar as possibilidades, juntamente com a probabilidade de ser menina.
- Encontrando a probabilidade de ser do sangue A :
A partir desse cruzamento, percebemos que :
1/4 (25%) dos genótipos codificam o sangue AB ()
1/4 (25%) dos genótipos codificam o sangue A ()
1/4 (25%) dos genótipos codificam o sangue B ()
1/4 (25%) dos genótipos codificam o sangue O ()
- Encontrando a probabilidade de possuir RH negativo :
r r
R Rr Rr
r rr rr
A partir da análise desse quadro de Punnett, podemos inferir que :
1/2 (50%) dos genótipos são heterozigotos (Rr) e codificam o RH+
1/2 (50%) dos genótipos são homozigotos recessivos e codificam o RH-
- Encontrando a probabilidade final :
1/2 (probabilidade de ser do sexo feminino) x 1/4 (probabilidade de ser do sangue A) x 1/2 (probabilidade de possuir RH-) = 1/16 ou 6,25%.
Bons estudos e espero ter ajudado