• Matéria: Geografia
  • Autor: elianebarreto05
  • Perguntado 4 anos atrás

Fale um pouco sobre a cultura afrodescendente do Brasil, Escolha 2 dos 5 pratos abaixo e fale um pouco sobre eles, da onde veio, modo de preparo, pq eles costumavam fazer esses pratos.

Respostas

respondido por: mcavestrocorreia
2

Resposta:

Assim como em outras culturas, um elemento marcante da cultura afrodescendente é a espiritualidade. Existem diversas religiões de matriz africana sendo praticadas no Brasil até hoje. O candomblé e a umbanda são algumas das mais conhecidas, mas não são as únicas.

Cultura afrodescendente esta relacionada aos elementos culturais que foram trazidos pelos povos africanos e que ajudaram a compor o cenário cultural do lugar onde forma viver. No caso brasileiro, a cultura afrodescendente esta relacionada às diversas manifestações culturas do povo africano.

Com eles, vieram os costumes, as religiões, as tradições, uma cultura forte e diferente das que já estavam aqui, vindas dos europeus e dos índios. A união e a mistura de todos esses elementos deram origem à identidade brasileira.

A culinária afro-brasileira é adaptação de pratos de origem africana aos alimentos cultivados no Brasil.

Acarajé, angu, feijoada, vatapá e muitos outros são alguns exemplos de comidas afro-brasileiras.

A culinária afro-brasileira tem sua origem com a chegada dos negros escravizados à colônia. Os africanos escravizados tiveram que recriar seus quitutes com os ingredientes locais.

Em lugar do inhame, usaram a mandioca; e para substituir o sorgo, utilizaram o milho. Para compensar a falta de pimentas específicas, recorreram aos condimentos locais e, mais tarde, ao azeite de dendê.

Os negros escravizados também observaram os pratos preparados pelos indígenas como o pirão, a moqueca e o bobó. Todos eles foram enriquecidos com produtos africanos como o leite de coco.

Também entraram em contato com os animais criados pelos portugueses como as galinhas. Assim, surgiram receitas como o vatapá, o sarapatel nordestino e o xinxim.

A partir do momento que o tráfico negreiro crescia, sementes e mudas de plantas africanas foram trazidas pelo português como o coco, o dendezeiro, o inhame e etc. e assim, o negros puderam introduzi-los aos quitutes locais.

Explicação:

Perguntas similares