dou 5 estrela se me ajudarem!!! e urgente!!!
hoje aprendemos a inportancia do comeco de uma cronica para enredar o leitor agora vamos escrever o parágrafo inicial de uma cronica com o tema "o lugar onde vivo" depois de escrever a crônica faça a seguinte análise:
me ajudemmm por favor vejam a foto pra ver o q é pra fazer
Respostas
Resposta:
sla sla sla sla sla sla sla sla
Explicação:
sla
Resposta: Você terá que escrever uma crônica e interpretar ela . após isso você responde as perguntas de acordo com sua crônica
Causo você não saiba escrever uma crônica leia por exemplo crônicas de natal 1 e 2 , ou assista o filme e entendera.
causo n tenha netflix ou livro cronica e
Crônica
O que é crônica?
A crônica é um gênero textual caracterizado por textos curtos, de linguagem simples e que retrata os aspectos da vida cotidiana, geralmente com toques de humor ou ironia.
Publicadas em jornais e revistas, as crônicas são um gênero textual que está entre o estilo jornalístico e o literário e que tem como ponto de partida os acontecimentos daquele tempo e lugar.
O cronista busca inspiração para os seus textos nos acontecimentos recentes ou em situações banais do cotidiano e convida o leitor a olhar para o mundo como ele.
Esse estilo literário começou a se desenvolver no Brasil em meados do século XIX, juntamente com o nascimento da imprensa no país. Dentre os primeiros cronistas brasileiros estão Machado de Assis e José de Alencar.
O nome crônica, no entanto, já era usado para designar outro estilo de literatura desde o século XV. Na Europa medieval e renascentista, as crônicas eram textos que faziam relatos dos fatos históricos.
A palavra "chronica", em latim, faz referência ao tempo, à cronologia. Esses textos relatavam de maneira cronológica grandes acontecimentos, como conquistas territoriais e as grandes descobertas.
Características da crônica
A crônica é um gênero livre na forma e no conteúdo, mas algumas características estão presentes na maioria das produções. Conheça as principais características desse estilo literário:
O cotidiano é o ponto de partida
As crônicas partem de um acontecimento do dia-a-dia, como por exemplo, uma fila de banco, um passeio no parque, a espera do ônibus no terminal.
O cronista não descreve simplesmente os fatos, ele os usa como ponto de partida para uma reflexão ou para o simples entretenimento do leitor.
A partir das lentes do cronista, o cotidiano é retratado com poesia e sensibilidade, podem divertir e até fazer críticas, mas sempre com uma linguagem leve.
Proximidade com o leitor
A linguagem da crônica é simples e coloquial, o escritor se aproxima do leitor e, em alguns casos, conversa com ele. Ao contar como enxerga determinado fato, o cronista permite que o leitor veja o mundo com seus olhos.
Além disso, o cronista também permite que o leitor passe a perceber fatos do seu próprio dia-a-dia de uma maneira diferente, fatos esses que muitas vezes passam despercebidos.
Utilização de ironia e humor
O humor e a ironia são características muito comuns em uma crônica. O humor geralmente está nas sutilezas, naquelas situações com as quais muitas vezes nos deparamos cotidianamente e nem prestamos atenção.
A linguagem da crônica é despretensiosa e leve, ela não busca convencer o leitor de algum ponto de vista, mas entretê-lo. Também é comum que as crônicas provoquem uma reflexão, mas de forma sutil.
Entenda também o que é humor e ironia.
Brevidade e efemeridade
As crônicas são breves, isto é, são textos curtos, com tempo, espaço e personagens limitados. E são também efêmeras, geralmente perdem validade em pouco tempo.
Isso acontece porque os temas utilizados como mote para os cronistas são acontecimentos daquele tempo, o que pode tornar a crônica sem sentido para um leitor em outro contexto ou tempo.
Vale ressaltar, no entanto, que nem todas as crônicas perdem-se no tempo, há crônicas que foram escritas há 50 anos e que continuam atuais.