Cristo e os cristãos foram duramente reprimidos durante o Império romano. Qual imperador mandou crucificar Cristo? Cite alguns imperadores que mandaram perseguir os cristãos? Como acontecia essas perseguições? A partir de quando o cristianismo passou a ser aceito? Qual imperador autorizou a prática e conversão ao cristianismo? Qual imperador tornou o cristianismo a religião oficial do Império?
Respostas
Resposta:
Qual imperador mandou crucificar Cristo?
R= Pôncio Pilatos foi o principal responsável pela morte de Cristo, como foram também romanos os executores da pena capital, nomeadamente o centurião e os soldados que crucificaram Cristo entre dois ladrões.
Cite alguns imperadores que mandaram perseguir os cristãos?
R= No início do quarto século, em 310, o imperador Geta mandou perseguir os cristãos.
Como acontecia essas perseguições?
R= torturá-los e puni-los com morte. A perseguição continuou até que Constantino I chegasse ao poder e, em 313, legalizasse a religião cristã por meio do Édito de Milão, iniciando-se a Paz na Igreja.
A partir de quando o cristianismo passou a ser aceito?
R= Cristianismo tornou-se religião de Estado do Império Romano em 380 d.C. O decreto do imperador bizantino Teodósio 1º teve consequências abrangentes ao unir à Antiguidade clássica as raízes judaico-cristãs do continente europeu. Com bons e maus desdobramentos.
Qual imperador autorizou a prática e conversão ao cristianismo?
R= Imperador Teodósio I, que tomou a medida numa lei conhecida como Édito de Tessalônica.
Qual imperador tornou o cristianismo a religião oficial do Império?
R= Teodósio 1º
Cristianismo tornou-se religião de Estado do Império Romano em 380 d.C. O decreto do imperador bizantino Teodósio 1º teve consequências abrangentes ao unir à Antiguidade clássica as raízes judaico-cristãs do continente europeu.