4- As grandes mobilizações urbanas de massa que ocorreram no Brasil e em vários países do mundo ocidental nos anos 1960 e 1970 foram avaliadas como "novos movimentos sociais”, tanto pela novidade dos temas que abordavam, como pela participação de novos atores: jovens, estudantes, mulheres, minorias étnicas, entre outros. A erupção destas manifestações tornou evidente a incapacidade dos dois maiores modelos teóricos, o marxista e o estrutural-funcionalista, de interpretar os novos conflitos.
A esse respeito, assinale a opção que indica, corretamente, uma interpretação dos novos movimentos sociais.
a) As mobilizações em massa nascem da sociedade civil e optam pela ação direta de grupos marginais aos padrões de normalidade sociocultural.
b) Os protestos são ações racionais motivadas por interesses de classe e resultam das contradições do capitalismo.
c) As agitações sociais de massa são fenômenos irracionais fruto de insatisfações individuais em relação ao sistema não canalizadas pelas instituições.
d) Os movimentos coletivos das multidões sao explosões reativas de frustrações individuais dispersas produzidos por um interacionismo simbólico.
Respostas
respondido por:
9
Resposta: a) As mobilizações em massa nascem da sociedade civil e optam pela ação direta de grupos marginais aos padrões de normalidade sociocultural.
Explicação: Confia
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás