1- A divisão de classes - a estratificação social, ocorre na? (marque a alternativa correta - 1 ponto): a) Nas ações do homem ao transformar a natureza b) Nas condições socioeconômicas. c) Na ação individual do homem ao tomar parte de determinada cultura dos meios de comunicação d) Todas as alternativas acima. 2- Quais autores no texto discutem a estratificação/classes sociais? (marque a alternativa correta – 1 ponto): a) Weber e Durkheim. b) Weber e Aristóteles. c) Weber e Marx. d) Marx e Durkheim. 3- A divisão de classes/estratificação social está presente na sociedade desde: (marque a alternativa correta - 1 ponto): a) Desde a origem. b) Desde a descoberta do fogo. c) Desde a origem da mulher e do pecado original. d) Desde a fundação das instituições estatais.
Respostas
Para Max Weber, o processo de estratificação acontece a partir das relações de produção, do status social, dos poderes político e econômico e das oportunidades que os indivíduos ou grupos sociais têm para adquirirem bens. Para ele, as oportunidades de ascensão social estão diretamente ligadas às variações econômicas do mercado.
Na teoria weberiana, o uso do termo “status” torna-se mais importante que o conceito de classes sociais, utilizado por Marx. O reconhecimento dos grupos que ocupam o topo das pirâmides sociais se dá através do reconhecimento do status, do padrão de vida, das oportunidades e dos fatores econômicos. A renda, portanto, torna-se importante, mas não é essencial.
O status, na explicação weberiana da estratificação social, das distinções e da mobilidade social, também sofre influência do gênero, condições de saúde, cor e idade.
Não sei se essa era a resposta que você queria, mais espero muito ter lê ajudado
Obs: pesquisei para ver se achava algum resultado.