Você já parou para pensar que, mesmo sem saber, somos antropólogos e sociólogos no nosso dia a dia? Acha que não? Vamos a um exemplo: imagine você parado em um lugar cheio de pessoas. Pode ser no posto de saúde, consultório médico ou até no ponto de ônibus. Durante o tempo que ficou nesse lugar, você observou algumas pessoas de maneira mais específica, detalhando seus movimentos corporais, suas vestimentas e até o jeito de falar. Quando todas essas informações estão na sua mente, você faz interpretações sobre como elas representam a pessoa, o que elas podem dizer sobre ela, sobre onde mora, como pode ser sua vida ou até o tipo de rotina que tem.
Já passou por situações assim?
Então, esses momentos de absorção de informações por meio da observação e, posteriormente, reflexões são elementos bases para as atividades que envolvem o uso da sociologia e da antropologia. O que difere as situações do cotidiano e o profissional é que o último tem uma formação teórica e prática que treina esse olhar para o outro e para a sociedade. A sociologia e antropologia não servem apenas para os profissionais que, especificamente, irão atuar nessas áreas, mas para todos que agem em comunidade, como os educadores e psicopedagogos.
Na unidade I do livro da disciplina, vimos que a origem das ciências sociais, na sociedade ocidental, ocorreu justamente desses processos de necessidade de entender tanto grupos estranhos ao europeu, como também lidar com as novas relações sociais advindas da revolução industrial. Ocorre que nossa sociedade está em constante transformação e, por isso, cada vez mais áreas do conhecimento, como as ciências sociais, tornam-se importantes para lidarmos com os novos desafios que permeiam a educação.
Pensando nisso, a presente atividade MAPA tem o objetivo de verificar seus conhecimentos a respeito da sociologia e da antropologia. Para tanto, por meio de um texto dissertativo de no mínimo 30 e no máximo 60 linhas ao todo, você deverá:
1) Diferenciar as áreas da sociologia e da antropologia.
2) Apresentar o pensamento de Émile Durkheim, com foco na definição do “fato social” e suas características.
3) Descrever as divisões da antropologia.
4) Por fim, responda: "Na sua opinião, como o exercício de observação e reflexão, sobre a sociedade na qual você está inserido, pode auxiliar o seu futuro trabalho enquanto psicopedagogo?".
Respostas
Explicação:
1) Diferenciar as áreas da sociologia e da antropologia?A antropologia é o estudo dos humanos e da maneira como vivem. A sociologia estuda as maneiras como grupos de pessoas interagem entre si e como seu comportamento é influenciado por estruturas sociais, categorias (raiva, gênero, sexualidade) e instituições
2) Apresentar o pensamento de Émile Durkheim, com foco na definição do “fato social” e suas características?
Para Durkheim, o fato social é um resultado da vida comum, e ele propõe isolá-los para estudá-los. Desta forma, a sociologia deveria preocupar-se essencialmente com o estudo dos fatos sociais, de forma objetiva e científica. Sobre a observação dos fatos sociais: ... Os fatos sociais devem ser tratados como COISAS.
3) Descrever as divisões da antropologia?A divisão clássica da antropologia distingue a antropologia cultural da antropologia física (ou biológica), já a divisão norte-americana, conhecida como Four Fields ("quatro campos"), divide a antropologia em arqueologia, linguística, antropologia física e antropologia cultural.
4) Por fim, responda: "Na sua opinião, como o exercício de observação e reflexão, sobre a sociedade na qual você está inserido, pode auxiliar o seu futuro trabalho enquanto psicopedagogo?".Ao pesquisarmos a origem da Psicopedagogia, verificamos por meio de estudos que a preocupação com os problemas de aprendizagem teve origem na Europa, ainda no século XIX. No que se refere à inserção da psicopedagogia no âmbito pedagógico, conclui-se que a dinâmica histórico-social determinou a necessidade de um profissional que respondesse aos graves problemas enfrentados pela Pedagogia diante da expansão demográfica do pós-guerra, gerando uma crise na escola devido à utilização de métodos inadequados, aumento de matrículas entre outras dificuldades. Diante dessa situação, a sociedade sentiu uma grande necessidade de um profissional para orientar o processo educativo construindo um conhecimento mais profundo dos processos de desenvolvimento, de maturidade de aprendizagem humana. Este trabalho tem como objetivo analisar os benefícios das práticas do Psicopedagogo na instituição escolar: