O cristianismo, doutrina pregada por Jesus, abalou as estruturas do Império Romano, pois o cristianismo A) considerava apenas os povos "bárbaros" como cidadãos e se recusava a pagar os impostos estabelecidos pelo imperador romano. B) defendia a superioridade dos patricios e desagradava as pessoas empobredidas de Roma, considerando-as indignas de salvação. C) disserninava a ideia de que a salvação seria dada a todos os humildes e negava a condição de divindade do imperador. D) teve origem em uma região dominada pelos povos "bárbaros e incentivava o assassinato do imperador romano.
Respostas
Resposta:
Letra C
Explicação:
O cristianismo prega que existe apenas um Deus ( trino ) e este está no céu, oq negava o fato do imperador ser "um Deus na Terra".
O cristianismo se espalhou pelo Império Romano pregando a existência de um só Deus, que estava disponível para todos. Assim, a alternativa certa é a letra C.
Os romanos eram politeístas - ou seja, acreditavam na existência de vários deuses. Dentro do Império Romano, porém, havia territórios que tinham religiões próprias, como era o caso do povo judeu. Foi no tempo em que os judeus estavam dominados pelos romanos que o cristianismo apareceu.
A ideia monoteísta - ou seja, a existência de um só Deus - foi uma mudança radical naquilo que os romanos acreditavam. Além disso, o acesso do povo a esse Deus (em comparação aos deuses romanos que exigiam riquezas) também foi um choque.
Saiba mais sobre o cristianismo e o Império Romano: https://brainly.com.br/tarefa/21730660