Interprete a passagem: "a Indústria cultural é um conceito sociológico que nos remete às sociedades capitalistas contemporâneas, em que a classe dominante - aquela que domina os meios de comunicação de massas - transforma o lazer em um momento de pura passividade. As possibilidades de produção de cultura e momentos de lazer são vendidas como mercadorias, num processo de alienação, reificação e fetichização que afasta o indivíduo da realidade assim como ocorre na produção da vida material. Tal qual ser alienado do resultado do nosso trabalho nos desumaniza, ser afastado da produção dos símbolos, sentidos e valores que guiarão a organização da vida pela cultura nos torna indivíduos rasos e incompletos. A sociedade de massas é, como o próprio nome já indica, uma sociedade manipulável, moldável, em que se consegue capturar o lazer dos indivíduos com produtos culturais que ajudam a manter a distorção da realidade, a manipulação e a alienação sofrida pelas pessoas"
Respostas
A interpretação que pode ser feita a partir da mensagem é: a Indústria Cultural enriquece os produtores de conteúdos - mídia, produtoras musicais, produtoras de filmes e séries - e deixa a população cada vez mais alienada.
Nesse sentido, a Indústria Cultural tem uma ligação bem forte com o a Sociedade de Consumo.
A indústria cultural pode gerar as seguintes consequências para a sociedade:
Consumismo desenfreado
Dos bens e serviços ligados à indústria cultural, tais como shows, novelas, filmes, séries, músicas (nas mais variadas plataformas de streaming pagas), Realities Shows e videoclipes que passam em canais fechados.
Comportamento de manada
Significa que as pessoas consomem um certo tipo de conteúdo (como vídeos e músicas) e saem compartilhando com os mais próximos. Desse modo, outras pessoas acabam sendo influenciadas pelo conteúdo que recebem.
Falta de senso crítico para avaliar o que é produzido
Como consequência disso, vimos produtos com qualidade duvidosa e com baixo apelo moral.
Até breve!