De acordo com o Prof. Edgilson Tavares de Araújo, “Para a atual gestão pública executiva deste país, o auxílio emergencial não é considerado como um direito social, mas sim como um instrumento meramente político. O auxílio para aqueles que não conseguem trabalhar não pode ser visto como uma ajuda. A ajuda é o antônimo ao direito. Nós temos que garantir para a população brasileira, principalmente num contexto de pandemia, direitos sociais.” Fonte: Brasil 61. Disponível em: https://brasil61.com/noticias/o-auxilio-nao-pode-ser-visto-como-uma-ajuda-a-ajuda-e-antonima-ao-direito-afirma-doutor-em-servico-social-bras214238. Acesso em 10 de abr. 2021. Na disciplina de economia aprendemos que a sociedade como um todo sempre enfrenta a questão da escolha, ou seja, os desejos sempre são ilimitados e os recursos sempre limitados, o que nos obriga a realizar escolhas diariamente. A alocação dos recursos públicos depende dos gestores públicos, eles é que têm as ferramentas para alocar tais recursos e realizar tais escolhas. Diante da situação na qual o Brasil se encontra, imagine-se na condição de gestor público e indique, em até duas páginas, o que você faria para melhorar as condições daquelas pessoas que se encontram marginalizadas. Lembre-se que os recursos são escassos, então procure identificar de onde viriam os recursos para atender a sua proposta, por exemplo, digamos que a minha proposta seria oferecer um auxílio emergencial de R$ 600,00, como o que foi oferecido em 2020, eu indicaria que fossem tributadas as grandes fortunas e desse tributo é que teríamos os recursos financeiros para oferecer tal auxílio. Sua proposta pode ser para o Brasil, para o estado em que mora ou para o município. Lembre-se de contextualizar a situação que estamos vivendo, principalmente, a situação daquela camada da sociedade que tem buscado a Assistência Social. Não é necessário que apresente ideias mirabolantes e nem ter certeza de que ela seria viável, o importante é conseguir olhar para a situação atual, se imaginar como um tomador de decisão nesse contexto e apresentar sua proposta. O que e como você faria? Sugestão de roteiro: a) sua ideia (o que faria)? b) abrangência (nacional, estadual, municipal)? c) como faria/executaria?
Respostas
1 - A função do indivíduo em sociedade, é atuar através de seus direitos e deveres, exercendo assim sua cidadania.
Deste modo, uma sociedade bem organizada, corresponde aos benefícios do cidadão, bem como suas obrigações, desde o voto, até as críticas do governo, respeitando o espaço comum entre os quais ele habita, e, respeitando os valores éticos e morais, durante e após sua fase de formação educacional.
2 - Os processos de atividades para a população, devem partir de estratégias que unam mais de um setor, como por exemplo, saúde e serviço social, ou atendimento psicológico e assistência ás famílias de uma comunidade.
3 - Por fim, para que as práticas possam evidenciar mais de um campo setorial e ainda sim ser realizada com eficácia, é crucial que os gestores cuidem de cada campo direcionando as atividades para seus respectivos profissionais, analisando e mensurando as avaliações com periodicidade.