Inicialmente, as preocupações com a gestão da diversidade cultural foram discutidas nos Estados Unidos sendo provenientes de políticas de ações afirmativas. Ações essas que, segundo Alves e Galeão-Silva (2004), abrangem um conjunto de políticas específicas para membros de grupos sociais atingidos por formas de exclusão social que lhes negam um tratamento igualitário no acesso às diversas oportunidades.
ALVES, M. A.; GALEAO-SILVA, L. G. A crítica da gestão da diversidade nas organizações. Rev. adm. empres. [online]. 2004, vol.44, n.3, pp.20-29. ISSN 0034-7590. Disponível em: . Acesso em 03 Mai. 2021 (Adaptado).
Situação Problema:
Hester tem 22 anos, recém formada em Gestão Financeira e, há 3 meses, foi contratada como Analista de Finanças para uma renomada empresa do setor automobilístico, que fica na região metropolitana de Curitiba. No decorrer do último mês, a colaboradora passou por situações constrangedoras em relação ao comportamento do Supervisor Financeiro, o qual começou a mandar mensagens em seu celular fora do horário de trabalho e com intenções pessoais como, por exemplo, convites para sair e jantar, entre outros conteúdos considerados mais "pesados". De início, Hester não se manifestou ao RH por medo de retaliações do seu chefe, mas, depois resolveu entrar em contato com o Gestor RH, o qual foi muito solícito e realizou ações corretivas e jurídicas em relação ao ex-supervisor, pois, após analisar as provas o mesmo foi demitido da empresa.
Elaborado pelo professor, 2021.
O fragmento de texto e a situação problema apresentados acima referem-se ao tema Diversidade Cultural no ambiente de trabalho. Um tema de suma importância e muito atual, pois, algumas questões em relação à contratação de diferentes pessoas, gêneros e etnias vêm sofrendo alterações e atualizações. Assim como a atuação da Gestão de Pessoas sob questões relacionadas ao assédio sexual no trabalho. Em relação à gestão da diversidade e aos seus subtemas, avalie as afirmativas a seguir.
I. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho, são considerados assédio sexual as seguintes atitudes: insinuações, contatos físicos forçados, convites impertinentes, desde que seja uma condição clara para manter o emprego ou influenciar nas promoções da carreira do assediado, ou ainda, prejudicar o rendimento profissional do mesmo, sendo esse tipo de assédio, no contexto de trabalho, considerado um tipo de discriminação praticada nas organizações e que pode ser considerada um dos desafios no gerenciamento de diversidade.
PORQUE,
II. Cabe às organizações e suas lideranças incluir no planejamento ações e práticas na área de Gestão de Pessoas com o objetivo de minimizar as vantagens potenciais da cultura de diversidade e maximizar as desvantagens da mesma com o objetivo de diminuir os tipos de discriminação na empresa como por exemplo o assédio sexual e exclusão social.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições falsas.
Alternativa 2:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Explicação:
Pág 210
Segundo Cox (1996 apud FLEURY, 2000, p. 20) a gestão da diversidade cultural
por parte das empresas significa “planejar, executar sistemas e práticas organizacionais de gestão de pessoas de modo a maximizar as vantagens potenciais da
diversidade e minimizar as suas desvantagens”.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás