QUESTÃO 4 A Europa vivia profundas transformações: a ____________ contrapunha-se ao avanço das igrejas protestantes do norte; as atividades comerciais e financeiras davam força econômica à burguesia ambiciosa por maior participação política; o Absolutismo afirmava o poder centralizado na figura do rei e assim era possível manter uma ordem social na qual a aristocracia conservava seus privilégios; a tensão entre as camadas sociais e o modelo político que privilegiava uma pequena parcela da população, impulsionada por um novo ideário racionalista – o ____________ –, resultando na Revolução Francesa iniciada em 1789; e as artes, em meio a tudo – com o apoio da Igreja Católica, da nobreza e dos ricos burgueses – viveu um período de grande ____________. Assinale a alternativa que apresente a sequência de termos que completa corretamente as lacunas: Alternativas Alternativa 1: Contrarreforma - Iluminismo - florescimento. Alternativa 2: Contrarreforma - Cristianismo - decadência. Alternativa 3: Indústria - Iluminismo - decadência. Alternativa 4: Indústria - Protestantismo - florescimento. Alternativa 5: Monarquia - Cristianismo - florescimento.
Respostas
respondido por:
3
É correta a alternativa 1, tendo sido a Contrarreforma o projeto da Igreja Católica para impedir o avanço das ideias protestantes e o Iluminismo um conjunto de pensamentos sobre a economia, a sociedade e a política que mudaram as próprias bases das sociedades ocidentais.
No novo modelo político, econômico e social surgido com as Revoluções Burguesas, o modelo da República Liberal, a Arte volta a ser uma das grandes preocupações das sociedades. Ela era tida como uma forma de tentar explicar o mundo por bases racionais, como uma forma de constituir identidades nacionais (como no caso do Romantismo) e também como uma forma de defender aquela revolução, contrária a Monarquia, que ocorria então.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás