• Matéria: História
  • Autor: usuarioanonimo3215
  • Perguntado 4 anos atrás

Porque o Governo Vargas considerava o comunismo como um perigo?​

Respostas

respondido por: silvaeletricarefrige
16

Resposta:

A perseguição e repressão sofrida pelos opositores cresceu significativamente, especialmente se esses opositores fossem comunistas. Getúlio Vargas fez isso porque os comunistas eram considerados uma ameaça para a paz nacional imposta pelo presidente. Foi assim que o governo Vargas causou o enfraquecimento da oposição.

respondido por: lhandregferreira
0

Desde a Revolução Russa em 1917, as preocupações aumentaram das elites brasileiras quanto às influencias comunistas ao trabalhadores. O medo vermelho promoveu a criação de diversas representações sobre o comunismo. O governo de Getúlio Vargas caracterizado à direita, perseguiu o partido comunista, tornando-o ilegal em 1935. Nos discursos de Vargas, os comunistas eram considerados subversivos. Ele propagava um perigo vermelho que traria desestruturação das famílias e sociedade. Ao mesmo tempo, os ideias comunistas influenciavam os trabalhadores a reivindicar melhores condições de trabalho o que prejudicava a elite industrial brasileira.

O comunismo durante o governo Vargas

Uma grande parcela do movimento operário fez uma oposição à política econômica e trabalhista de Vargas. O governo, diante disso, interferiu nos sindicatos afim de neutralizar a ação comunista. O Ministério de Trabalho decidiria sobre a legalizaçao sindical.

A criação da Lei de Segurança Nacional foi criada em 1934 para prender manifestantes e fechar organização sindical. A Intentona Comunista foi o pretesto para o governo Vargas em colocar o Partido Comunista na Ilegalidade.

A prisão de Luis Carlos Prestes e a extradição de Olga Benária à Alemanha Nazista representou a crueldade varguista. Esse movimento de Vargas direcionou para o golpe do Estado Novo em 1937.

Sobre o comunismo: https://brainly.com.br/tarefa/16088177

#SPJ2

Perguntas similares