Max Weber teorizou profundamente acerca da natureza da política em diversos períodos da história. Para tanto, formulou distintos “tipos ideais” acerca da natureza da política.
Acerca da compreensão de Max Weber sobre o fenômeno político, assinale a alternativa correta:
A) Para Weber, a política é o exercício do poder puro, da capacidade de exercer a coerção física direta sobre os indivíduos de uma determinada comunidade política. Porém o exercício do “monopólio da força” é sempre regulado por um instrumento, seja a lei ou a tradição, o que garante legitimidade ao Estado.
B) Para Weber, a política é o espaço de resolução das lutas entre as classes antagônicas. Para ele, o Estado age como uma instituição ligada à preservação dos interesses da classe dominante, atuando de forma legítima desde que exercendo o “monopólio da força”, dentro da lei, contra movimentos revolucionários.
C) Para Max Weber, o Estado deveria agir como um promotor da normalidade social, no desenvolvimento de serviços públicos e legislações capazes de garantir a integridade do corpo social e a normalização da dominação do tipo legal-burocrática, única forma de dominação política legítima.
D) Para Weber, a política é o exercício do poder puro, capacidade de exercer a coerção física direta sobre os indivíduos de uma determinada comunidade política. O Estado, assim, é o instrumento de dominação de uma classe sobre a outra.
qual a alternativa correta:
qual a alternativa correta
Uniasselvi
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
Para Max Weber, o Estado deveria agir como um promotor da normalidade social, no desenvolvimento de serviços públicos e legislações capazes de garantir a integridade do corpo social e a normalização da dominação do tipo legal-burocrática, única forma de dominação política legítima.0
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás