Respostas
Resposta:
Antônio Francisco Lisboa foi escultor, entalhador, arquiteto, carpinteiro. Considerado o maior artista e arquiteto do período colonial brasileiro, Aleijadinho destaca-se por obras arquitetônicas, esculturas, retábulos, altares e outras peças de arte sacra em diversas cidades históricas de Minas Gerais.
Ele começa a trabalhar cedo como artesão e a fazer serviços nas igrejas de Ouro Preto e de cidades vizinhas, como Mariana e São João del-Rei. cresce em Ouro Preto com a família da sua madrasta e do seu pai, o arquiteto português Manuel Francisco Lisboa, tudp indica que com ele e com o pintor João Gomes Batista, que Aleijadinho aprende as primeiras noções de arquitetura, desenho e escultura.
Em 1752, realiza seu primeiro projeto individual, um chafariz para o Palácio dos Governadores de Ouro Preto. Em 1756, viaja ao Rio de Janeiro, onde pode ver obras arquitetônicas importantes para seu trabalho futuro.
Por ser filho bastardo de pai português e mãe escravizada, encontra dificuldades para ser valorizado nos primeiros anos em que exerce seu ofício. Em 1758, esculpe um chafariz para o Hospício da Terra Santa, considerada a primeira obra do estilo barroco tardio. Nos anos 1760 e 1770, faz diversos trabalhos em igrejas de Minas Gerais..